Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Macatuba - SP
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social YouTube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
DEZ
18
18 DEZ 2020
SUA CIDADE
CAPS de Macatuba será habilitado pelo Ministério da Saúde

A Secretaria de Saúde de Macatuba já recebeu o comunicado de que o CAPS - Centro de Atenção Psicossocial – foi habilitado pelo Ministério da Saúde, possibilitando que o Centro passe a receber recursos federais de R$28, 3 mil mensais. Desde a sua implantação, todo o atendimento aos usuários era custeado com verba exclusivamente municipal.
O centro promove acompanhamento psicológico, oficinas, atividades de reinserção social e o fortalecimento do vínculo familiar dos usuários.
O serviço que funcionou durante muitos anos na Rua Rio de Janeiro foi transferido em dezembro de 2018 para o prédio da antiga Creche Lúcia Chiari Vicente, nos Altos da Cidade, que estava desativada há alguns anos. O prédio recebeu reforma e adequações. Desde então, foram tomadas várias providências para se conseguir esta habilitação.
Para isto, o CAPS passou por uma avaliação criteriosa, que incluiu a análise da estrutura física, inclusive foi construído um refeitório, condições sanitárias, composição da equipe de trabalho, sistema de serviço e fluxo de atendimento. A carga horária do médico psiquiatra foi estendida e foi desenvolvido o Projeto Terapêutico Singular, que trata-se de instrumento de trabalho desenvolvido que trabalha o indivíduo com métodos interdisciplinares, possibilitando a reinserção dele dele na sociedade.
Mesmo com a pandemia do novo Coronavírus, os atendimentos continuaram, pessoas foram beneficiadas pelo atendimento ofertado, este ano no Centro.
“A proposta da habilitação do CAPS estava tramitando no Ministério da Saúde desde 2017. A estrutura e a equipe é muito elogiada pelos usuários do Centro. Esta foi uma conquista para a Saúde de Macatuba, que foi sempre a nossa prioridade no governo”, comentou o prefeito Marcos Olivatto.
Segundo a secretária municipal de saúde, Elaine Bino, o município investiu recursos não só na oferta de serviços, mas também na equipe multiprofissional da unidade. “O empenho da gestão nos deu a possibilidade de manter o CAPS funcionando plenamente nestes anos, desenvolvendo um trabalho excelente na cidade, de cuidado e acolhimento com os usuários, pelo poder público municipal. Agora os recursos federais vêm para agregar ainda mais aos serviços ofertados”, completou Elaine.

 

 

 

 

 

Brasão de Macatuba - SP
# Siga
Rua Nove de Julho, 15-20 Vila Jacy
CEP: 17290‐000
Segunda-feira a Sexta-feira das 08h00 ás 16h30m
receba nossos informativos!
inscreva-se em nossas newsletter
Versão do Sistema: 2.10.1 - 07/01/2021
Seta
Versão do Sistema: 2.10.1 - 07/01/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia