História

O município e Macatuba é originado do povoado de Santo Antônio do Tanquinho, criado por volta de 1900, quando pequenos lavradores fixaram suas residências umas próximas às outras. O nome do povoado é uma homenagem ao santo de maior devoção dos primeiros habitantes e faz alusão aos vários tanques que existiam no povoado.

Durante as edificações da época, reservaram o centro do povoado para as corridas de cavalos e, nas proximidades, surgiram pequenos prédios comerciais. A pista de corrida localizava-se próxima da atual Rua São Paulo.

Com o aumento das famílias que fixaram residência naquele povoado, em 1912 foi elevado à condição de Distrito de Paz – pertencente a Ubirama, através de Lei Estadual nº 1337, de 7 de dezembro daquele ano, recebendo o nome de Bocayuva, em homenagem ao Senador Quintino Bocayuva.

A Lei Estadual nº 1975, de 1º de outubro de 1924 com o desmembramento de terras de Ubirama, atual Lençóis Paulista; com a denominação de Bocaiúva elevou o então distrito a município. Contudo a sua instalação ocorreu somente em 1º de fevereiro de 1925, sendo esta a data de sua emancipação política.

A denominação Macatuba, de origem indígena, foi instituída anos mais tarde pelo Decreto-Lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944. Em tupi-guarani, macatuba significa abundância de macás, uma espécie de palmeira nativa da região. Foram seus fundadores: José Jacinto Soares de Macedo, Benedito Domingues Maciel, Eugênio Sabóia, Joaquim Franco da Rocha, João Batista Daré, Joaquim Antônio de Azevedo, José A. de Moura, Luiz Antônio de Godoy, Francisco Fantini e Alexandrino G. Maciel. Esse doavam as outras famílias importância de cento e cinquenta mil réis, para despesas de cada pessoa.