07 JUL 2020
MACATUBA EM FOCO
Ação integra arte e alegria no combate ao coronavírus

A Prefeitura de Macatuba deu início hoje a segunda etapa da Blitz da Saúde que tem por objetivo levar informações para o combate a pandemia do novo coronavírus. Uma trupe de artistas fantasiadas de ‘coronavírus’ invadiram o Centro da cidade e com muita arte e alegria fizeram mais um despertar sobre a importância do uso de máscaras e de álcool em gel e do distanciamento social no combate a doença. Os moradores que foram aos bancos, lotérica e comércio se depararam com as artistas e a equipe de fiscalização.
A ação é uma iniciativa da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Cultura e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e equipe de fiscalização municipal e tem objetivo disseminar informação sobre a pandemia de coronavírus de uma forma diferente e descontraída.
Os personagens fizeram as intervenções nas filas da lotérica, dos bancos e também junto as pessoas que passavam pelas ruas do comércio da cidade. O trio de atrizes dançaram, brincaram e conversaram com os moradores sobre formas de prevenção do coronavírus.
De acordo com a Geisa Valardão, responsável pela equipe de fiscalização municipal, a ideia surgiu porque a Prefeitura observou a falta de cuidado das pessoas, principalmente em épocas de pagamento, que ficam expostas em filas de bancos e lotéricas.
“Desta forma, usamos a arte para apresentar de forma lúdica e humorada algo que fizesse a comunidade refletir e lembrar que o momento ainda pede atenção”, explica Conceição Carpanezi, secretária de Cultura.
As principais orientações do grupo incluem usar máscaras, lavar as mãos, usar álcool em gel, sair apenas quando necessário e respeitar o distanciamento social. Para isso, os atores levam máscaras para oferecer a quem está sem e também álcool para as pessoas higienizarem as mãos.
Além disso, os personagens brincam com a importância de utilizar máscaras, para se protegerem e protegerem o seu próximo.
A reação que o projeto causa nas pessoas é uma “caixinha de surpresas”, mas a maioria entende a importância das orientações e acaba entrando na brincadeira. A Blitz da Saúde será realizada também nesta sexta e sábado e vai passar por vários bairros da cidade.