03 JUL 2020
MACATUBA EM FOCO
Macatuba intensifica combate ao coronavírus

A Prefeitura de Macatuba realiza na próxima semana várias ações integradas que tem como objetivo combater o avanço da pandemia do novo coronavírus no Município. Na programação, o início das atividades da UAC -Unidade de Atendimento ao Covid 19, a segunda etapa da Blitz da Saúde e o arrocho na fiscalização para quem não cumpre o decreto municipal que proíbe aglomerações.

“Nós vamos seguir trabalhando com responsabilidade e seriedade para combater esta pandemia com atuação em várias frentes. Mas é preciso que cada um faça sua parte, que cada macatubense se conscientize que o vírus não vai desaparecer por mágica, que podemos e devemos nos cuidar, preservar a saúde da nossa família e cumprir as determinações sanitárias. Passamos dos 300 casos e perdemos duas pessoas para a Covid. Não é possível que alguns continuem agindo com irresponsabilidade, se negando a usar máscara, se negando a cumprir o isolamento. Podemos vencer esta batalha, mas a luta tem que ser de todos”, destaca o prefeito Marcos Olivatto.

Com o aumento do número de casos na cidade e o registro de dois óbitos, a Prefeitura de Macatuba anuncia que a partir da próxima semana passa a ter um atendimento centralizado para Covid 19. A UAC – Unidade de Atendimento ao Covid - vai funcionar no mesmo prédio do PSF Central. A área já foi adequada e isolou o espaço de atendimento.

“Todas as pessoas que apresentarem sintomas de gripe ou de Covid serão atendidas nesta unidade. A ideia de centralizar o atendimento vai garantir que todos as outras unidades de saúde mantenham o atendimento de rotina com as gestantes, crianças, portadores de doenças crônicas ou outras patologias que se apresentam no dia a dia. A separação do atendimento vai dar mais segurança aos usuários da Rede Municipal de Saúde. Em paralelo, também preservamos os profissionais de saúde que estão se contaminando no atendimento diário. Vamos seguir com a testagem e os outros protocolos porque isso nos dá segurança. Mas é preciso que as pessoas cumpram o isolamento domiciliar”, explicou a secretária de Saúde, Elaine Bino.

O trabalho de conscientização também será intensificado na próxima semana por conta do pagamento já que em alguns pontos da cidade são registradas aglomerações já que as pessoas precisam pagar suas contas.

A segunda etapa da Blitz da Saúde tem o objetivo de conscientizar os moradores da importância do uso de máscaras e de álcool 70%, distanciamento social e o cumprimento do isolamento domiciliar quando determinado pela equipe de Saúde. A Blitz vai contar, além dos profissionais de saúde e fiscalização, com um grupo de artistas para, de forma, lúdica, levar as orientações para a população. A Blitz da Saúde será realizada nos dias 7, 10 e 11 de junho e vai contar com o apoio da Polícia Militar.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Everton Galana, explica que outras ações estão em andamento para coibir as aglomerações nas ruas da cidade, principalmente dos jovens, conforme resolução do Comitê de Crise.

“Nós estamos mantendo o atendimento do comércio apenas por delivery e drive-thru, mas isso não é suficiente. Por isso, a decisão da administração em conjunto com o Comitê Municipal de Combate ao Covid-19 de proibir o estacionamento nas principais ruas e avenidas e a venda de bebidas alcoólicas após as 22h. É um desafio aplicar e fiscalizar estas medidas, mas temos o apoio da Polícia Militar que vai multar quem desobedecer. Outra ação é a fiscalização nas festas em edículas. Infelizmente, os casos aumentaram e algumas pessoas não se conscientizam que é preciso se cuidar e é por isso que é necessário multar”, ressaltou.

O estacionamento está proibido em algumas ruas e avenidas, onde estão placas de identificação, de segunda a sexta-feira das 21h às 6h e aos sábados, domingos e feriados das 13h às 6h. A proibição da venda de bebidas alcoólicas vale a partir das 22h.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024