30 JUL 2020
MACATUBA EM FOCO
Com 95% de curados, Macatuba aumenta a testagem e fecha o cerco conta a Covid 19

Prefeitura de Macatuba dá mais um importante passo para o combate e controle da disseminação do novo coronavírus no Município com o aumento de testagem em duas frentes: testar todos os familiares da pessoa que está contaminada e fazer um mutirão para detectar casos entre os assintomáticos. Em Macatuba já foram realizados 1.316 testes, o que representa 7,73% da população, estimada em 17.013, segundo o IBGE.
O Município soma 424 casos positivos sendo que 403 estão curados (dados do último boletim publicado ontem às 17h), o que representa uma taxa de 95% de curados. Uma pessoa está hospitalizada. O coeficiente de letalidade, que é a proporção entre o número de mortes por uma doença e o número total de doentes, é a mais baixa da região e está na casa de 0,96.
A Secretaria de Saúde fez a compra de 8 mil testes de detecção da Covid 19. O investimento é de mais de R$ 250 mil e os recursos são provenientes de emendas parlamentares dos deputados federais Baleia Rossi e Renata Abreu, sendo R$ 100 mil de cada, e o restante de recursos municipais. O novo protocolo de testagem para quem teve contato com um caso positivo começa a valer a partir da próxima semana.
“Nós estamos conseguindo controlar esta doença, mas infelizmente perdemos quatro vidas e não queremos perder mais ninguém. O trabalho está sendo feito em várias frentes: o atendimento médico para o doente com medicação e teste, acompanhamento, ações de conscientização e de prevenção que são constantes desde o início da pandemia”, explica o prefeito Marcos Olivatto.
O novo protocolo de testagem prevê que todos os familiares (comunicantes) de uma pessoa que esteja contaminada serão encaminhados para realizar o teste rápido na UAC (Unidade de Atendimento ao Covid) no período da manhã já que a tarde a unidade recebe as pessoas com síndrome gripal e suspeitos de Covid 19. Esta ação vai possibilitar o acompanhamento e isolamento de novos casos.
Já o mutirão de testes será realizado nos dias 8, 15 e 22 de agosto (sábados). No total serão feitos 900 testes em pessoas que não apresentam sintomas da doença. A testagem será realizada em duas unidades: no PSF do Jardim Bocayuva e no PSF Central.
“Nós vamos colocar dois postos de testagem, um nos Altos da Cidade e outro no Centro para evitar aglomeração. Serão 300 testes a cada sábado, em três sábados no mês de agosto. Esta é mais uma maneira de detectar onde estão os casos e isolar os positivos. Esta é a melhor maneira de conter o avanço da doença”, explica Elaine Bino, secretária de Saúde.
O alto índice de casos curados em Macatuba está relacionado com o tratamento preventivo que é oferecido em todas as unidades de saúde. Todos as pessoas atendidas com síndrome gripal são medicadas com antibióticos, xarope e antitérmico antes mesmo da coleta ou resultado do exame. “Nós implantamos este protocolo no início da pandemia e já compramos mais de R$ 100 mil em medicamentos específicos. E o resultado está se mostrando eficaz, já que a grande maioria dos contaminados está sarando com tratamento em casa, sem precisar de internação”, avalia Elaine Bino.
Outra ação importante foi a concentração do atendimento dos casos de síndrome respiratória e de casos positivos na UAC -Unidade de Atendimento ao Covid, que começou a funcionar neste mês de julho e já está credenciada junto ao Ministério da Saúde.
“Nós estamos trabalhando para conter a doença, mas é preciso que as pessoas se conscientizem da necessidade do uso da máscara, de que os idosos fiquem em casa. Enfim, que cada um se cuide para que possamos passar por esta pandemia da melhor maneira possível”, finaliza Marcos Olivatto.