02 JUN 2020
MACATUBA EM FOCO
Saúde aumenta testagem para controlar o Covid-19

A Prefeitura de Macatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que várias ações estão sendo feitas para conter o avanço da pandemia do coronavírus em Macatuba e que o aumento no número de casos positivos representa parte das ações realizadas, como o aumento da testagem, sempre seguindo as orientações do Ministério da Saúde.
O primeiro caso de Covid-19 foi registrado em Macatuba no dia 11 de abril. A pessoa acabou contaminado outras duas pessoas do seu núcleo familiar. No dia 15 de maio, o Município registrou seu primeiro óbito e a confirmação de mais dois casos da doença. Desde então, os protocolos médicos e a testagem passaram a ser mais dinâmicos para que a detecção dos casos fosse mais rápida. É importante ressaltar que todas a ações seguem os protocolos do Ministério da Saúde e as orientações da Diretoria Regional de Saúde de Bauru, órgão do Governo do Estado, pautados na ciência para o combate da Covid-19.
“Anteriormente, os testes para a detecção da covid-19 eram realizados apenas em casos graves da doença (hospitalizados). Recentemente, ocorreram mudanças no protocolo, com uma maior possibilidade de testagem, seguindo embasamentos científicos e critérios clínicos,” explica o médico Dr. Manoel Diniz, diretor clínico da Rede Municipal de Saúde.
Com a nova orientação, estão sendo realizados um maior número de testes para Covid-19 em Macatuba, o que, proporcionalmente, acaba por diagnosticar um maior número de casos positivos, possibilitando a Secretaria de Saúde tomar medidas preventivas de saúde pública e tratamento precoce, a fim de evitar um colapso no sistema de saúde.
Como parte das ações, que já tem um Comitê de Crise, a Campanha Macatuba Pela Vida que direcionam e agem no controle a pandemia, também foi criado o Comitê de Saúde, coordenado pela secretária de Saúde, Elaine Bino e Andrea Palaro, chefe da Vigilância Epidemiológica e formado por médicos, técnicos e enfermeiros da Rede Municipal de Saúde que tem como objetivo principal alinhar as estratégias no combate a pandemia, verificar os protocolos e melhorar o atendimento à população de forma ágil e eficiente.
“É importante que a população entenda que o combate a doença depende de cada um e que para diminuir o número de casos é preciso que todos tenham consciência e sigam as recomendações como o uso de máscaras, o isolamento social, que evite estar em local de aglomeração. É preciso entender que não é porque se flexibilizou o horário do comércio e que alguns lugares podem abrir que isso significa que as pessoas precisam sair de casa. É tempo de se cuidar”, finalizou a secretária de Saúde, Elaine Bino.
Quem apresentar sintomas gripais deve procurar a unidade de saúde do seu bairro e fazer uma avaliação. Dúvidas podem ser tiradas pelos whatsapps das unidades de saúde: USF Central: 9.97997284, USF Planalto: 9.98073487, USF Santa Rita: 9.98010186, USF Bocayuva: 9.98017193

Na foto a secretária de Saúde, Elaine Bino, Andrea Palaro, chefe da Vigilância Epidemiológica, Fabiana de Paula da Silva, coordenadora da divisão de Saúde Pública, Dr. Manoel Diniz, diretor clínico da Rede Municipal de Saúde.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024