23 JUN 2020
MACATUBA EM FOCO
Bares e academias terão mudança nas regras de funcionamento

Na manhã da última segunda, 22 de junho,  aconteceu mais uma reunião do Comitê Municipal de Combate ao COVID19 para decidir as novas ações a serem tomadas no enfrentamento ao coronavírus em Macatuba. Por conta do aumento significativo de casos positivos na última semana em nossa região, todas as cidades pertencentes ao Pacto Regional terão que restringir o funcionamento de algumas atividades econômicas, ampliar o monitoramento das ações de controle e intensificar a fiscalização. “Infelizmente teremos que regredir em alguns pontos. Sei que isso é difícil para os pequenos comerciantes, mas esse é o momento de preservar vidas, e por mais difícil que seja pra nós, algumas decisões não podem ser adiadas ou evitadas. Vamos reforçar também a fiscalização e as ações sobre as aglomerações de jovens e realização de festas em edículas e chácaras”, comentou o prefeito, Marcos Olivatto.

O Pacto Regional está em consonância com as disposições gerais do Plano São Paulo e reconhece a condição de enquadramento da nossa região sob a classificação da Fase 2 do Plano São Paulo, do Governo do Estado. Contudo, propõe o aperfeiçoamento dos protocolos em pontos específicos, não com o objetivo de afrontar o Governo do Estado, mas com a exclusiva finalidade de compatibilizar as medidas estaduais às especificidades da nossa região, propiciando mais eficiência no cumprimento dos protocolos e ampliando a proteção à saúde da nossa população.

Na reunião ficou estabelecido como providência imediata a ser implantada em todos os municípios integrantes do Pacto Regional, a partir de terça, 23:

1. A proibição do consumo local em bares, restaurantes e congêneres, os quais ficarão autorizados a comercializar apenas alimentos para viagem, sob sistema de delivery ou drive thru;

2. A proibição integral de funcionamento das academias;

A equipe de fiscalização irá nesta terça visitar as academias e bares da cidade para informar e orientar sobre as novas regras de funcionamento.

Se os casos não forem freados agora, a cidade entrará novamente na fase vermelha onde somente atividades essenciais, indústria e construção civil podem abrir.

Atualmente, a média de isolamento social na região é de 40% onde o ideal para controlar a disseminação do coronavírus é de 60%.

Participaram da reunião, o Prefeito Marcos Olivatto, o vice, Amauri Bornello, Júlio César Saes e Elaine Corrêa Santos, representantes do poder legislativo, Alberto Matiello Dias e Evandro Luiz Manfio representando a Associoação Comercial de Macatuba, a Polícia Militar, representada pelos PMs Murilo Carneiro e Deivis Valenzuela e a equipe de governo.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024