26 MAI 2020
MACATUBA EM FOCO
Superávit garante investimento de R$ 4 milhões

O prefeito Marcos Olivatto anuncia esta semana investimentos importantes em várias secretarias que estão sendo feitos com os recursos do superávit orçamentário de 2019 de R$ 8,6 milhões. Lembrando que R$ 4 milhões estão reservados para a Saúde. Do restante, R$ 4 milhões já estão comprometidos em obras e equipamentos para a Educação, Saúde, Cultura, Saneamento, Obras, Esporte, Iluminação e Cemitério.
“Meu governo é pautado pela gestão, transparência e a busca constante pela melhoria na qualidade de vida do macatubense. Por isso, este superávit orçamentário está sendo investido em obras e equipamentos que vão melhorar a prestação dos serviços municipais para todos os moradores. Porque é assim que administro a cidade, sem privilégios”, falou o prefeito Marcos Olivatto.
O maior investimento do superávit orçamentário vai ser aplicado na construção de um novo cemitério. A estimativa de investimento é de R$ 1.355.000,00. A obra completa vai custar R$ 2 milhões e tem recursos também do Governo do Estado.
A Educação vai ter um investimento total de R$ 1.168.157,00, sendo que R$ 707 mil vem do superávit, o restante inclui verbas já constantes do orçamento e também recursos do Governo Federal.
Para a construção de um novo reservatório de água potável no Macatuba 7, a Secretaria de Saneamento vai utilizar R$ 460 mil deste superávit. Já a Secretaria de Obras vai ter um aporte de R$ 537 mil para aquisição de equipamentos, recape e construção de um posto de combustíveis. Para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano estão sendo direcionados R$ 365 mil para iluminação pública e Parque da Figueira.
A Secretaria de Esporte vai ficar com pouco mais de R$ 350 mil para a reforma do Parque Aquático do CART “Dr. João Carlos Hueb” que vai ficar com a piscina semiolímpica e a de crianças reformadas e vai ganhar uma quadra de tênis.
Deste superávit orçamentário, a Secretaria de Saúde utilizou R$ 135 mil para a compra de equipamentos que estão sendo utilizados na Rede Municipal e também na Santa Casa. A Secretaria de Cultura foi beneficiada com R$ 25 mil para a troca da madeira do palco do Teatro Municipal “Renata Lycia dos Santos Ludovico”.
“Portanto, eu quero deixar claro que o superávit orçamentário está comprometido em várias obras importantes e a reserva eu preciso manter, uma vez que já tivemos uma queda de receita na casa de R$ 1 milhão. Para finalizar, quero dizer a população que estamos investindo os recursos públicos com seriedade e transparência”, finalizou o prefeito Marcos Olivatto.

Confira onde serão utilizados os recursos do superávit orçamentário de 2019

TOTAL – R$ 3.938.662,98

Construção do novo cemitério – R$ 1.355.000,00
O novo cemitério será no estilo parque e tem área total de 31.275 metros quadrados e nesta primeira etapa serão utilizados cerca de 5 mil metros quadrados de área construída onde serão instaladas 50 carneiras e construído o velório, alambrados, muros e portões.

Educação- R$ 707.000,00
Reforma da creche Santo Antônio, das escolas CAIC Cristo Rei, Odila Galli Lista, Waldomiro Fantini e Padre José Corsini e do depósito da merenda escolar.

Saneamento – R$ 460 mil
Construção de um novo reservatório de água potável no Macatuba 7 com capacidade para 600 mil metros cúbicos.

Obras – R$ 537 mil
Compra de equipamentos e veículos – R$ 172 mil
Recape e pavimentação – R$ 165 mil
Construção de posto de combustíveis – R$ 200 mil

Desenvolvimento Urbano – R$ 365 mil
Iluminação pública – R$ 265 mil
Parque da Figueira – R$ 100 mil

Esporte - R$ 354. 612,98
Reforma do Parque Aquático do CART

Saúde – R$ 135.050,00
Aquisição de equipamentos e insumos para combate a pandemia do coronavírus.

Cultura – R$ 25 mil
Troca da madeira do palco do Teatro Municipal