06 FEV 2023
Macatuba tem desempenho de destaque em avaliação de aprendizagem
Município está acima da média geral na prova Hábile, oferecida pelo sistema Aprende Brasil e que mede competências de português, matemática e ciências
As escolas municipais de Macatuba tiveram desempenho de destaque na avaliação de aprendizagem Hábile, oferecida pelo sistema Aprende Brasil e que mede competências de português, matemática e ciências. Em média, no ano de 2022, os alunos tiveram 15 pontos a mais do que a pontuação geral nas três áreas.
Na competência leitora (português), a pontuação atingida foi de 250,28 (média geral 235,17). O resultado na competência matemática de 257,99 também superou as expectativas (média geral 241,04). Já na competência científica, a nota alcançada foi 256,01 (média geral 241,83). “Sempre faço questão de agradecer à nossa equipe de gestão e aos professores pelos resultados obtidos, pois são eles os grandes agentes transformadores. Mesmo com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que prejudicou e muito o processo de ensino-aprendizagem, conseguimos, com muito trabalho e dedicação, mitigar os prejuízos e até crescer nas competências”, lembra o secretário de Educação e Juventude de Macatuba, Adriano Queiróz.
O trabalho citado por Adriano para diminuir a defasagem educacional envolve algumas ações já colocadas em prática. Entre elas está o Acelera Educação, programa que contemplou a contratação de 16 professores, dois fonoaudiólogos e dois psicólogos. “Atendemos prioritariamente os alunos com habilidades essenciais não contempladas, com o uso da mesa educacional e da imersão, que surgiu posteriormente como um projeto piloto. E os resultados são otimistas não somente no Hábile, mas em outras avaliações que temos realizado”, acrescenta Adriano.
O objetivo do Hábile é coletar e sistematizar informações a respeito do desempenho dos alunos do Ensino Fundamental, com base em uma proposta voltada ao desenvolvimento das competências e habilidades para esse nível de ensino, por meio de testes e questionários contextuais. Os alunos avaliados são os mesmos que farão neste ano o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), do Ministério da Educação.

Ideb de 2022 também foi de destaque

As escolas municipais de Macatuba alcançaram 6,8 pontos no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 2021, na categoria Anos Iniciais (1º ao 5º ano). O resultado representou a maior pontuação em comparação a outros 11 municípios da região em um raio de 50 quilômetros. Os dados foram divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) em setembro do ano passado.
Macatuba também foi município que chegou mais próximo da meta estipulada em 2005, apenas 0,1 ponto abaixo da projeção. “Essa meta de 2005 não levava em conta os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e que viriam a assolar o mundo a partir do ano de 2020. Tanto que pouquíssimos municípios do estado e do Brasil atingiram a pontuação projetada. O resultado já era esperado, porque tivemos muitos prejuízos educacionais, mesmo havendo um grande comprometimento da comunidade escolar em torno do processo de ensino-aprendizagem”, lembrou Adriano.