01 FEV 2023
Servidores públicos municipais terão aumento de 45% no vale-alimentação
Reajuste do benefício atingiu os 158,2% em dois anos; novo valor de R$ 580 começa a valer já a partir do próximo pagamento
Os servidores públicos municipais de Macatuba terão mais um aumento no vale-alimentação, já a partir do próximo pagamento. O valor passará dos atuais R$ 400 para R$ 580 mensais, o que representa 45% de reajuste, beneficiando mais de 800 pessoas entre ativos e inativos.
Em dois anos, o vale-alimentação em Macatuba aumentou 158,2%, saltando de R$ 224,63 em 2021 para R$ 580 em 2023. “Quando falamos em reajuste no vale-alimentação, estamos falando também de beneficiar aqueles servidores que recebem uma faixa salarial menor na Prefeitura, ou seja, a grande maioria. É importante ressaltar, também, que o vale-alimentação não é tributado, ou seja, não há desconto em folha, o que reforça a sua importância no dia a dia de todo o servidor público municipal”, lembra o prefeito de Macatuba, Anderson Ferreira.
Além do aumento no vale-alimentação, todos os servidores públicos municipais terão um reajuste de 5,79% no salário base, valor este que segue o IPCA, índice de preços utilizado para guiar a inflação acumulado de 2022. “Na prática, o nosso servidor público não vai sofrer na pele o aumento nos preços dos alimentos, já que estamos reajustando o salário base dentro da variação de preços medida pelo IPCA. Juntando a isso o vale-alimentação, os nossos trabalhadores terão a possibilidade de ter mais poder de compra”, lembra Anderson.
Outra novidade anunciada pela Prefeitura é o aumento no salário base dos servidores que ocupam os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Servente, Cozinheiro e Guarda de Patrimônio para R$ 1.414,38. A medida também vale já a partir do próximo pagamento e coloca essas categorias em base salarial superior ao salário mínimo nacional.
Somados, os reajustes do salário e também do vale-alimentação representam um total de 23,42% de aumento na folha para 120 funcionários. “Todo este montante é fruto da negociação entre Prefeitura e o SINSERMMAC (Sindicado dos Servidores Municipais de Macatuba), a quem deixo os meus sinceros agradecimentos e os meus parabéns pelo trabalho realizado junto aos nossos trabalhadores. É desta maneira, conversando com os nossos servidores e com a população, que guiamos os nossos trabalhos ano após ano”, completa Anderson.