18 MAI 2020
PREFEITO PARTICIPA DA ENTREGA DA UCI DA SANTA CASA

O prefeito Marcos Olivatto e o vice-prefeito Amauri Bornello participaram na manh do dia 8 de maio, da cerimônia de entrega da Unidade de Cuidados Intensivos, a UCI da Santa Casa de Macatuba, que tem seis leitos equipados para atendimento de casos graves do Covid-19. A nova unidade é a concretização da parceria entre a Prefeitura Municipal, a Santa Casa e a empresa Bracell que esteve representada pela diretora de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade, Sabrina de Branco.
“Hoje é um dia muito importante porque estamos entregando para a população a Unidade de Cuidados Especiais. São leitos equipados para atender casos graves, tanto do Covid-19 como de outras doenças. Há pouco mais de três anos quando assumi a Prefeitura a discussão era de que a Santa Casa ia fechar. E eu defendi e defendo que a Santa Casa é o nosso maior patrimônio e junto com a diretoria do hospital fomos buscar parcerias e recursos. E hoje estamos aqui entregando leitos que vão salvar a vida dos macatubenses. Muito obrigado a todos que nos ajudaram e um agradecimento especial a Bracell, que fez a doação dos respiradores, dentre outras coisas”, falou o prefeito Marcos Olivatto.
O diretor Administrativo da Santa Casa, Armando Soares de Oliveira, também agradeceu aos colaboradores, aos parceiros e a Prefeitura pelo apoio recebido desde que assumiu seu cargo em 2016. “Este é o resultado de um trabalho semeado com alegria, dignidade, amor, confiança e esperança. Fizemos a nossa parte e Deus fez a dele, que colocou a Prefeitura e o Legislativo e todo o apoio deles para a reestruturação da Santa Casa”, comentou.

A Gerente Sênior de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da Bracell, Sabrina de Branco estava presente na entrega da ala e ressaltou que é preciso união e colaboração de todos na prevenção e combate ao coronavírus. “Estamos conscientes do nosso papel e reiteramos nosso compromisso com as comunidades regionais. Macatuba é um município de grande relevância para a nossa empresa e, desde que a Bracell chegou na região, fomos muito bem recebidos aqui. Entendemos que é nosso papel apoiar e colaborar com aquilo que é essencial neste momento, o combate ao Covid-19, por isso, além de intensificarmos as medidas de saúde e segurança de nossos colaboradores também estamos colaborando no cuidado à população das cidades ao nosso redor”, disse.
Além dos seis leitos da UCI, a Santa Casa também oferece outros 12 leitos para internação de casos mais leves que fica no piso superior.
A Prefeitura já investiu meio milhão na Saúde para a compra de equipamentos, materiais e insumos para combater o coronavírus. Estes recursos foram destinados à Santa Casa e também às unidades de saúde. Lembrando que este valor foi só para as ações da pandemia.
Na Santa Casa foram comprados equipamentos, materiais, reforma e adequação de quartos. Na lista de equipamentos tem respirador, aparelho de gasometria, monitores, ar-condicionado, EPI’s para a equipe, além de reforma, pintura e adequação. A empresa Bracell também doou 4 respiradores mecânicos, no valor de R$ 300 mil. Com isso, a Santa Casa passa a ter 7 respiradores para atender a população, caso isso seja necessário.
“Eu quero lembrar que investimos também na equipe médica. Hoje aos finais de semana temos dois médicos plantonistas e mais um pediatra aos sábados. Já está sendo comprado um sistema de câmeras para videomonitoramento e a iluminação interna da UCI que vai ganhar lâmpadas de LED. Outra novidade que vai ser anunciada nos próximos dias é a contratação de um médico ortopedista”, finalizou Marcos Olivatto.

Também esteve presente na entrega, representando o legislativo, o presidente da Câmara Municipal,vereador Julio Saes.