18 MAI 2020
MACATUBA PELA VIDA - SEGUNDA ETAPA DA CAMPANHA PRIORIZA ISOLAMENTO E USO DE MÁSCARA

A Prefeitura de Macatuba coloca nas ruas a segunda etapa da Campanha Macatuba pela Vida com o objetivo de intensificar o isolamento social, instituir o uso obrigatório de máscaras e de álcool 70% como medidas de prevenção ao avanço do novo coronavírus. Macatuba tem hoje, 5 de maio de 2020, 3 casos confirmados e curados (todos da mesma família) e um caso suspeito que está internado em hospital da região.
A Campanha Macatuba pela Vida apresenta peças publicitárias, depoimentos de médicos e outros profissionais e também de pessoas da comunidade, principalmente os que integram os grupos de risco. “A campanha é mais um reforço para que a população entenda que é preciso a participação de todos para que Macatuba não registre nenhuma morte pelo Covid-19. Somos uma cidade pequena e se cada um fizer a sua parte, usar a máscara e ficar em casa, tenho certeza que vamos conseguir atravessar e vencer esta batalha”, argumentou o prefeito Marcos Olivatto.
A Campanha Macatuba pela Vida teve início em abril com a arrecadação de alimentos e produtos de higiene e limpeza que estão sendo distribuídos para as famílias carentes, principalmente para os profissionais que perderam o trabalho, como os autônomos e microempreendedores. Todas as secretarias da Administração participam da campanha, incluindo o Fundo Social de Solidariedade que já confeccionou 20 mil máscaras e aventais.
Nesta semana serão realizadas duas ações importantes. Todos os estabelecimentos comerciais da cidade vão receber a visita dos profissionais da Prefeitura com orientações sobre o uso de máscara, isolamento e outras formas de prevenção da doença e também vão ganhar um kit com máscaras e álcool 70%. Parte das máscaras foram doadas pela empresa Nova Jeans e parte confeccionada pelo Fundo Social. Já o álcool glicerinado é uma doação da empresa Buckminster Química.
O Decreto Nº 3905/2020, publicado hoje (05/05/2020) determina que todos os estabelecimentos comerciais que estão autorizados a funcionar, seja pelo sistema presencial, delivery ou drive-thru, estão obrigados a exigir que os funcionários e os clientes que adentrem aos estabelecimentos estejam usando máscaras. Outras medidas de higienização e que evitam aglomerações também estão no decreto que determina multa para quem não cumprir as regras de prevenção à disseminação do coronavírus. O uso de máscaras também é obrigatório em todos os espaços públicos, inclusive no Circular.
Em conjunto, terá a ação comandada pela primeira-dama, Idilene Giglioli Olivatto. O Fundo Social de Solidariedade vai distribuir máscaras para a população. Na quinta-feira 7, será na Rodoviária e na sexta-feira 8, no Centro Educativo “Mário Rosa”. O horário é das 9h às 16h. “Nós recebemos doações de tecido de empresas, a prefeitura comprou os elásticos e com a ajuda de costureiras voluntárias conseguimos costurar cerca de 12 mil máscaras nos últimos dias e vamos distribuir para a população. A corrente da solidariedade tem que estar em todos os cantos da nossa cidade. E tenho certeza que juntos vamos passar por este momento tão delicado que assola o mundo todo”, explicou a primeira-dama.