Foi entregue na noite de ontem, 22 de outubro, os uniformes, tatame e instrumentos musicais para a equipe do Projeto Mãos da Vida, do mestre Leomar da Conceição, que é desenvolvido no CART ?Dr. João Carlos Hueb?. Os recursos destinados são oriundos do FIA (Fundo da Infância e Adolescência) que é gerido pelo CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente). O projeto foi apresentado pela Secretaria Municipal de Esporte.
O Projeto Mãos da Vida oferece aulas de capoeira para crianças e adolescentes com idade entre 5 e 17 anos, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 20h. Quando a demanda é maior que o número de vagas, a escolha é feira por critério social.
?Fiz questão de vir prestigiar esta ação que tem parceria com o CMDCA, a Assistência Social, o Esporte e a Cultura. Quero agradecer ao Rosemiro que tem cuidado muito bem do CART e dizer que estamos juntos na busca de uma Macatuba melhor. Estamos em busca de recursos para recuperar as piscinas e trabalhando para deixar este espaço como era antes porque esporte é saúde. Obrigado a todos?, discursou o prefeito Marcos Olivatto.
O secretário de Esporte, José Gino Pereira Neto, o Zezo, agradeceu o trabalho realizado pelo mestre Leomar com as crianças e adolescentes. ?É um orgulho ter alguém que cuida das crianças, Leomar. Eu quero dizer que o prefeito tem dado muito apoio para o esporte, estamos reformando as praças esportivas e acredito que ainda vai melhorar muito mais?, disse.
?Sendo um dos conselheiros do CMDCA, acompanhei os projetos apresentados e os analisei juntamente com os demais membros. Ter participado da entrega dos materiais é uma forma de presenciar e fiscalizar o devido destino dos recursos do FIA. Ver o sorriso das crianças que participam deste projeto de capoeira, o qual contribui muito no desenvolvimento, na formação e socialização dos participantes, é uma prova da importância dos projetos sociais para a nossa comunidade. Parabéns para o senhor Leomar e a todos os demais apoiadores deste projeto Mãos da Vida?, referendou Evandro Manfio, que representou o CMDCA.
Leomar agradeceu a todos os secretários de governo que o ajudaram na elaboração do projeto, com orientação e os passos a serem seguidos até a análise feita, por meio de chamamento público, pelos conselheiros do CMDCA. ?Eu não sabia por onde começar para poder aprovar o projeto e por isso eu quero agradecer a todos. Eu tenho gratidão, não por mim porque aqui ganho saúde, mas pelas crianças que estão tendo esta oportunidade, agradeço ao Zezo por acolher o projeto e ao prefeito Marcos Olivatto que é uma pessoa que dá a palavra e cumpre. Mais uma vez quero agradecer a todos pela acolhida das crianças?, falou o mestre Leomar.
O FIA é um Fundo Público que tem como objetivo financiar projetos e ações que atuem na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Qualquer pessoa pode fazer a doação de parte do imposto de renda devido. A Pessoa Física pode doar até 3% e empresas até 6% do imposto pago para o governo. Outras informações podem ser obtidas nos escritórios de contabilidade e na sede da Secretaria de Assistência Social.
O CMDCA ? Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ? é o responsável por aplicar os recursos do FIA. Em Macatuba, neste ano de 2018, os recursos foram destinados para seis projetos no valor de R$ 180 mil. Para 2019, o edital de chamamento público vai ser publicado em novembro deste ano.
Além dos projetos selecionados, os recursos do FIA também custeiam outras ações do CMDCA como a mobilização de combate ao uso de drogas; mobilização de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e mobilização dos Direitos das crianças e adolescentes.