A Prefeitura de Macatuba quer zerar a fila de espera para cirurgias de catarata até dezembro deste ano. Segundo dados da Secretaria de Saúde, 120 pessoas aguardam pelo procedimento que será realizado na Santa Casa de Macatuba nos meses de novembro e dezembro por médicos especialistas. Os recursos foram liberados pelo Governo Federal. O Departamento Regional de Saúde de Bauru é o responsável pelos encaminhamentos dos hospitais que realizarão as cirurgias e a Secretaria Municipal de Saúde realiza a triagem, exames pré-operatórios e o transporte.
?Nós já estamos fazendo o chamamento dos pacientes que estão na fila de espera e os médicos Dr. Fabiano Peres Miguel e Dr. Luiz Fernando Hueb já iniciaram a triagem e classificação. Este mutirão vai garantir uma melhor qualidade de vida aos idosos que esperam há meses pela cirurgia?, disse a secretária de Saúde, Elaine Bino.
Também serão beneficiadas as pessoas que aguardam por cirurgia de vesícula. Em Macatuba, a fila está com 20 pacientes que serão operados na Santa Casa de Pirajuí até o final deste ano.
?O governo federal liberou R$ 50 milhões para que o Estado de São Paulo realize as cirurgias eletivas. Em Macatuba, vamos conseguir zerar a fila de catarata e de vesícula, o que é muito bom?, destacou o prefeito Marcos Olivatto.