Imóvel do antigo CAPS, localizado no bairro Sonho Meu, será reformado para receber os alunos; atividades também deverão ser ampliadas
A partir do próximo dia 5 de agosto, o Projeto Guri estará de casa nova em Macatuba. E o local escolhido é o imóvel do antigo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), no bairro Sonho Meu, região do município que sempre teve dificuldades de acesso à cultura, ao esporte e outros serviços públicos por conta da sua localização, afastada do centro.
Além da possibilidade de melhor aproveitamento do espaço, o Guri também terá a possibilidade de ampliar as vagas e cursos oferecidos aos alunos. Hoje, o projeto funciona no Centro Cultural, atrás do Teatro Municipal Renata Lycia dos Santos Ludovico. “Nós estamos ansiosos e felizes com esse novo espaço cedido para Prefeitura de Macatuba para os nossos gurizinhos, em uma área muito importante da cidade, onde teremos mais vagas disponíveis. Além disso, no semestre seguinte, devemos disponibilizar novos cursos, como canto coral, teoria musical, além é claro de violão e percussão”, destaca Tainá Righeti, coordenadora do polo do Projeto Guri em Macatuba.
A reunião que selou a novidade ocorreu nesta terça-feira. No encontro, também ficou definido o cronograma das obras de reforma, que devem iniciar já na próxima semana. “A intenção principal dessa mudança é oferecer os cursos do Guri de uma maneira mais facilitada para quem mora ali na região do Sonho Meu, além de dar uma identidade ao projeto que, por diversas vezes, é confundido com algo do Centro Cultural por ambos estarem no mesmo prédio. Queria de antemão agradecer ao prefeito Anderson Ferreira, que desde o começo viu com bons olhos essa ideia e lutou para que ela se tornasse realidade”, completa o coordenador de Cultura, Lucas Pires.
O Guri está há 18 anos em Macatuba, onde oferece gratuitamente aulas de músicas a crianças, adolescentes e jovens de oito a 18 anos incompletos, nos cursos de violão e percussão. Atualmente, são ofertadas 63 vagas.
Mais sobre o Guri
O Guri é um programa do Governo do Estado de São Paulo gerido pela Santa Marcelina Cultura, por meio de contrato de gestão celebrado com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Ao todo são oferecidas mais de 70 mil vagas por ano, distribuídas em 400 polos de ensino no estado de São Paulo. Todas as atividades do Guri são gratuitas. Os interessados devem entrar em contato diretamente com o polo de sua preferência para verificar as vagas disponíveis.
No Guri, a criança começa seus estudos aos 6 anos, na iniciação musical. É por meio de atividades lúdicas e práticas que os alunos dão seus primeiros passos. Um pouco mais adiante, meninos e meninas, estudam canto ou instrumento, além de coral, prática de conjunto e teoria musical – tudo isso por meio de aulas coletivas.
Voltado para crianças e adolescentes, o programa proporciona a oportunidade de crescimento cultural e inclusão social, por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo. Sempre apostando na plena capacidade de desenvolvimento do ser humano, o Guri oferece não apenas uma rede de apoio para seus alunos e alunas, mas também para seus familiares e comunidades nas quais o programa atua.