22 FEV 2023
Prefeitura intensifica investimentos na rede de abastecimento de água
Construção de poço e de reservatório, programa de redução de perdas, substituição de hidrômetros e correções de vazamentos nos sistemas são algumas das ações
A Prefeitura de Macatuba iniciou um trabalho, a médio e longo prazo, para melhoria e modernização do sistema de saneamento, em especial o de abastecimento de água. E uma das ações mais aguardadas aconteceu no dia 8 de fevereiro, quando o prefeito Anderson Ferreira assinou o contrato que prevê a construção do poço profundo P5 na região do Jardim Bocayuva e que terá capacidade de produção para abastecer todo o município.
Paralelamente a este trabalho, a Prefeitura de Macatuba já emitiu a ordem de serviço para a construção de um novo reservatório de água R4 no mesmo espaço onde hoje funciona o reservatório “R3”, no núcleo João Leme do Prado. O novo sistema possibilitará manobras que, quando necessárias, garantirão o abastecimento contínuo mesmo em manutenções programadas ou em consertos.
“Temos ciência das ocorrências e consciência de que a responsabilidade é nossa, enquanto Poder Público. Infelizmente, não houve investimentos no sistema de saneamento do nosso município e o resultado são as intercorrências do sistema. Assumimos o compromisso de mudar este cenário e o resultado é uma queda nas ocorrências de desabastecimento, mas é claro que ainda temos muito a melhorar” lembra o prefeito de Macatuba, Anderson Ferreira.
A melhora citada por Anderson se reflete em números. Segundo dados oficiais, em 2019 e 2020, o total de ocorrências (chamadas de serviços por de falta de água) nos bairros de Macatuba foi de 195. Já no biênio seguinte, em 2021 e 2022, foram 110 ocorrências registradas, uma queda de 43,5%.

MAIS INVESTIMENTOS
Equipes da Sedurb (Secretaria de Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano, Serviços e Zeladoria) têm realizado um trabalho de redução de perdas de água, que garantirá sustentabilidade no crescimento do município.
Hoje, Macatuba está com índices de perda de água no sistema acima da média nacional. E, para melhorar este cenário, foi realizado um trabalho de geofonamento (técnica de detecção de vazamentos invisíveis), o qual identificou 109 pontos de vazamentos ocultos na cidade que, por hora, não estouraram, mas que, com o tempo, poderão aflorar, comprometendo o abastecimento e causando transtornos à população com desabastecimento, interdição de ruas, problemas na pavimentação e outros. “A partir deste mapeamento, vamos fazer um trabalho corretivo para consertar estes vazamentos e evitar maiores dores de cabeça”, revela Anderson.
A estrutura técnico-administrativa, com a gestão do saneamento, também faz toda a diferença. Recentemente, a equipe realizou cadastramento de proposta para recebimento de recurso da FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), na qual a Prefeitura de Macatuba pleiteia o investimento de R$ 281.680,00.