02 JUL 2022
Macatuba ganhará área para atrair novos negócios
Foto Noticia Principal Grande
Ato na sexta-feira (01) marcou a sanção da lei de permuta de áreas entre a Prefeitura e a empresa Buckminster
Permuta de áreas entre Prefeitura e empresa Buckminster também representa o ponto de partida para a Área Digital, espaço voltado à inovação e sustentabilidade
O prefeito de Macatuba, Anderson Ferreira, sancionou nesta sexta-feira (01) a lei que autoriza a permuta de áreas entre a Prefeitura e a empresa Buckminster. O Projeto de Lei foi para votação dos vereadores em regime de urgência durante sessão extraordinária na quinta-feira (30) e aprovado por unanimidade. A parceria público-privada faz parte do programa Desenvolve Macatuba, um conjunto de ações que tem como objetivo qualificar mão de obra, atrair novos empreendimentos e gerar emprego e renda.
Para o município, serão repassados um imóvel localizado na Avenida Cel. Virgílio Rocha, próximo ao Paço Municipal, e um terreno de 78.606 metros quadrados, localizado na congruência das rodovias Osni Mateus (SP-261) e Lauro Perazzolli (Macatuba-Igaraçu). E ambas as áreas já têm destino decidido pela Prefeitura. No caso do imóvel, o mesmo será totalmente reformado para instalação da Área Digital, um centro de inovação, sustentabilidade e coworking onde será possível compartilhar recursos de escritório, reunindo profissionais liberais e usuários independentes.
Já o terreno será destinado à expansão do programa de atração de novos negócios, possibilitando que os empresários possam expandir as suas atividades ou mesmo dar início a novos empreendimentos. “É com muita satisfação que finalizamos o processo de permuta de áreas com a Buckminster, empresa especializada em glicerina bidestilada e que leva o nome de Macatuba para todo o mundo. Essa parceria público-privada será um marco na história da nossa cidade por dois motivos. Primeiro porque teremos uma nova área para atração de novos negócios e também à nossa Área Digital, ações que vão estimular o desenvolvimento do nosso município. E, em segundo lugar, mas não menos importante, porque irá proporcionar à Buckminster a possibilidade de crescimento que ela tanto almeja”, lembra o prefeito de Macatuba, Anderson Ferreira.
O presidente do Legislativo, Júlio Saes, ressalta o apoio de todos os vereadores na aprovação do projeto como uma oportunidade de desenvolvimento para a cidade. “Com essa nova área ~para atração de novos negócios, temos a geração de novos empregos para a população, fomentando assim nossa economia local. Além disso, o projeto prevê o apoio ao empresário, que acredita em nosso município e já contribui com o crescimento econômico de Macatuba. É uma parceria que, com certeza, irá colaborar com o desenvolvimento de nossa cidade”, destacou.
Em contrapartida, a Buckminster receberá da Prefeitura 4 terrenos e um trecho da Rua Matogrosso, que serão utilizados no processo de expansão da empresa. Até 2024, a expectativa da Buckminster é de que a sua receita anual e geração de ICMS quase dobrem, o que irá reverter em benefícios para próprio município. Além disso, a empresa ampliará as contratações de colaboradores, gerando oportunidades de emprego para a população.
Moisés Simões, diretor da Buckminster, destacou que a sanção da lei de permutas é um divisor de águas na empresa. “Com essa ação, vamos seguir com o nosso projeto de aumentar nossa linha de produção em 100% desde novembro do ano passado e que está em plena execução. Tudo isso para a empresa é fantástico, pois vai solidificar aquilo que demos início lá atrás, há 22 anos. Já para o município, de um modo geral, também é um passo importante não somente por conta das contratações, mas também do aumento de receitas”.
Em valor de mercado, segundo a RE/MAX, uma das organizações mais renomadas e conceituadas em avaliação de imóveis, as áreas se equivalem. A diferença de R$ 134.802,50 será restituída por parte da Buckminster aos cofres públicos.