28 MAR 2022
Nova lei incentiva zonas de inovação em Macatuba
Município abre espaço para que startups possam desenvolver suas ideias; empresas já instaladas também terão suporte para o de novas tecnologias e pesquisas
Dando sequência ao programa Desenvolve Macatuba, a Prefeitura publicou a lei nº 3005, que cria normais para o funcionamento de zonas de desenvolvimento, inovação e tecnologia em ambientes experimentais. Na prática, a novidade incentiva startups e promove o desenvolvimento de produtos e serviços que, antes, ficavam apenas no campo das ideias.
Segundo a lei, os ambientes experimentais serão chamados de Zonas de Sandbox Regulatório, um conjunto de condições especiais simplificadas para que as empresas possam receber autorização temporária para desenvolver modelos de negócios inovadores e testar técnicas e tecnologias experimentais, mediante critérios e delimites previamente estabelecidos.
Através das Zonas de Sandbox Regulatório, será possível fomentar startups, projetos voltados ao desenvolvimento experimental de materiais, produtos, sistemas, dispositivos e serviços. No caso das empresas já instaladas no município, elas poderão utilizar os mecanismos da nova lei para desenvolver novas tecnologias e pesquisas.
“Incentivar startups ou as empresas aqui já instaladas faz parte da estratégia de inserir Macatuba no grupo de municípios que fomentam a inovação. Nosso objetivo principal é gerar empregos e diversificar as atividades econômicas. Acredito que as zonas de inovação devem impulsionar o empreendedorismo em nosso município, fortalecendo e ampliando a base técnico-científica local”, destaca o prefeito de Macatuba, Anderson Ferreira.
O Desenvolve Macatuba é um conjunto de ações que tem como objetivo qualificar mão de obra, atrair novos empreendimentos e gerar emprego e renda. Lançado em novembro de 2021, o programa segue em plena implantação e expansão, com novos projetos à vista.