07 JAN 2022
Macatuba se prepara para nova onda de Covid
Reabertura da UAC, contratação de profissionais da saúde e intensificação da fiscalização são algumas medidas adotadas pela Prefeitura
Diante do aumento no número de casos do novo coronavírus (Covid-19) em todo o Brasil, a Prefeitura de Macatuba reforçou o atendimento na Rede Municipal de Saúde e a fiscalização dos protocolos de segurança para evitar a contaminação pela doença.
Após encerrar as suas atividades no dia 17 de dezembro de 2021 por conta da queda brusca no número de casos, a UAC (Unidade de Atendimento à Covid-19) reabriu as suas portas com atendimento até as 18h. No local, também foram instaladas tendas no ambiente externo a fim de dar mais comodidade aos munícipes e reduzir a transmissão em ambientes fechados. “É muito importante centralizarmos o atendimento de casos de Covid-19 na UAC, porque se realizarmos atendimentos nas unidades de saúde, a possibilidade de infecção é maior”, lembra o prefeito de Macatuba, Anderson Ferreira.
Outra medida anunciada por Anderson Ferreira é a contratação de mais médicos e profissionais de saúde, que já está em curso. “Também estamos adquirindo um teste que detecta tanto casos de Covid-19 quanto de Influenza, que é outra preocupação do momento. Isso é um ganho de qualidade no diagnóstico do paciente, porque o teste atual disponibilizado em nosso município descarta a Covid-19, mas não confirma a Influenza. Com o novo teste, este problema será resolvido”. A expectativa é de que os novos testes estejam à disposição da população já na próxima semana.
Com relação à fiscalização, ela será intensificada a fim de orientar a população a respeito dos protocolos de segurança estabelecidos pelo Governo do Estado de São Paulo, principalmente o uso de máscara em ambientes internos e externos. Em caso de descumprimento, os fiscais irão primeiro autuar para, em seguida, multar em caso de reincidência. Cabe ao responsável por cada estabelecimento comercial garantir o cumprimento das regras nos ambientes internos, pois estes devem prezar pela segurança dos seus colaboradores e consumidores.
“O único protocolo que temos hoje, e que nunca deixou de ser obrigatório, é o uso de máscara. Por isso, o meu pedido encarecido aqui é de bom senso. Vamos evitar aglomerações, seja em ambientes privados ou mesmo públicos. Apesar de a variante Ômicron ser mesmo agressiva, ela também é mais contagiosa. Sabemos também que a vacinação está avançada, porém, cada um precisa seguir fazendo a sua parte. Sempre prego a união, porque somente assim vencemos grandes desafios. E tenho certeza que o povo macatubense vai se unir para que mais este momento de dificuldade, enfrentado por todo o Brasil, possa ser superado”, destaca Anderson Ferreira.
Por falar em vacina, é importante ressaltar que ela é a única proteção garantida contra a Covid-19. Porém, mais de 2 mil macatubenses estão em atraso com a segunda ou a terceira dose, que seguem sendo aplicadas em todas as unidades de saúde do município. O cronograma semanal de aplicações é divulgado nas redes sociais da Prefeitura de Macatuba. Mais informações pelo telefone 3298-9900.

Caso de flurona confirmado
Um casal residente no bairro Santa Rita, em Macatuba, procurou o ambulatório médico na empresa que trabalham com sintomas gripais e, após exames realizados em clínica particular, foi constatado que o rapaz está com Covid-19 e a sua esposa com flurona (dupla infecção por Covid-19 e Influenza A).
Após receber os resultados dos exames, a Secretaria de Saúde e Bem-Estar de Macatuba logo deu início ao monitoramento, como é de praxe no dia a dia de trabalho. Ambos os cidadãos estão em isolamento, foram medicados e passam bem.
“A confirmação do primeiro caso de flurona (contaminação por Covid-19 em nossa região era questão de tempo. Ocorreu em Macatuba, mas poderia ser em qualquer outro lugar. Não é motivo de desespero, porém, o sinal de alerta precisa seguir ligado de maneira intensa. Digo que não devemos nos desesperar porque, em ondas anteriores da pandemia, não tínhamos vacina e a estrutura de saúde era bem mais deficitária. Agora, a imunização está avançada, os casos não têm apresentado agravamento e estamos mais prontos para encarar este desafio”, completa o prefeito de Macatuba.