16 SET 2021
Macatuba se prepara para encerrar Ciclo 2019/2021 no Programa Município Verde Azul
Principal objetivo na participação no programa é assegurar que o município defina processos direcionados ao desenvolvimento sustentável
Termina neste mês o prazo para entrega dos documentos comprobatórios para o Programa Município Verde Azul, do Governo do Estado de São Paulo. Diante disso, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Sustentabilidade de Macatuba já está preparando os últimos relatórios.
Entre as ações implantadas para o atendimento no programa estão:
- Parceria com a Santa Casa de Macatuba, na qual para cada criança que nasce, é doada uma muda de árvore. Projeto concebido pelo médico obstetra, Calixto Hueb.
 - Vistorias realizadas por membros do Conselho de Meio Ambiente, verificando problemas e denúncias ambientais.
 - Inspeções de fumaça preta nos veículos a diesel e cronograma de manutenção da frota elaborados pela SEDURB.
 - Funcionamento da Comissão de Parcelamento de Solo, ajudando na ocupação sustentável do espaço urbano.
 - Atendimento na SEDECON, com orientações para proprietários rurais e empresários e demais munícipes que tenham dúvidas sobre licenciamento ambiental e autorizações para intervenções em áreas de preservação.
 - Ações de planejamento, gerenciamento e desenvolvimento realizadas na Estação de Tratamento de Esgoto e emissários, visando a resolução de problemas e melhorias.
 - Controle de consumo de água dos prédios públicos.
 - Implantação do conceito de espaço árvore – um espaço nos passeios públicos para que as árvores possam se desenvolver sem conflitos e estragos.
 Muitas outras ações relacionadas a arborização, gestão das águas, resíduos, educação ambiental, entre outras também estão em pauta diariamente.
Importante ressaltar que a participação e certificação no programa não é um atestado de que está tudo bem. O principal objetivo na participação no programa é assegurar que o município defina processos direcionados ao desenvolvimento sustentável.
 Após a entrega, os documentos serão avaliados e pontuados pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Dependendo da pontuação, o município é classificado como certificado, qualificado I e qualificado II.