30 AGO 2021
Macatuba lança programa de recuperação educacional
Professores, fonoaudiólogos e psicólogos serão contratados para diminuir a defasagem provocada pela pandemia
A Prefeitura de Macatuba, através da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUJ), lançou nesta semana o Programa Acelera Educação. O objetivo é diminuir a defasagem educacional que ocorreu durante o isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), mas que foi necessário para garantir a queda nos índices de contaminação e o consequente retorno das atividades com maior segurança.
O programa contempla a contratação de aproximadamente 16 professores, sendo dez do Ensino Fundamental e seis do Ensino Infantil; dois fonoaudiólogos para elencar as dificuldades que deverão ser enfrentadas pela rede nos próximos anos; e dois psicólogos que avaliarão o comprometimento emocional das crianças e dos jovens. Tanto professores quanto fonoaudiólogos serão convocados através da lista de aprovados em concursos públicos vigentes. Já os profissionais de psicologia serão contratados através de processo seletivo, que deve ser publicado em breve. Todos os contratos terão prazo determinado até dezembro.
Segundo o secretário de Educação e Juventude, Adriano Queiróz, os professores admitidos durante o ano de 2021 devido a exonerações e aposentadorias ainda não fizeram jus ao período de férias. Portanto, em janeiro de 2022, será realizado um trabalho de reforço aos alunos de acordo com as avaliações e levantamentos dos profissionais da educação. “Vamos dar sequência ao trabalho iniciado no final deste ano, com o objetivo de avançar ainda mais na diminuição da defasagem educacional”, acrescenta o secretário.
“É importante ressaltar que o Programa Acelera Educação é muito mais do que apenas a contratação de profissionais. É também uma força tarefa educacional para atender aquelas habilidades que são importantes para darmos sequência ao aprendizado e não foram avaliadas de forma positiva pela equipe por conta de todo este momento que estamos vivendo. Diante deste cenário, posteriormente, faremos atendimentos pontuais de acordo com o interesse e disponibilidade dos professores da rede, potencializando ainda mais este processo de recuperação do tempo perdido”, finaliza Queiróz.

Protocolos seguidos à risca
Peça chave neste processo de recuperação, o aluno macatubense tem seguido à risca os protocolos de saúde para prevenção à Covid-19. “O que mais deixou a equipe toda motivada é ver que as crianças cumprem os protocolos. Não tem preço presenciar a alegria deles em retornar mesmo com restrições, dividir as conquistas e dificuldades, conviver em sociedade e receber a alimentação nas escolas”, analisa o secretário de Educação e Juventude.
Vale lembrar que, neste momento, as aulas em Macatuba ocorrem de maneira híbrida, na qual o aluno volta para casa com atividades dirigidas. Já as unidades escolares atentem com 50% da capacidade, o que garante o distanciamento social mínimo de um metro. “Há um progresso muito grande desde que iniciamos, apontado pelos coordenadores e pela equipe diretiva das escolas, pois, com a classe reduzida, é possível atender os alunos com maior dedicação, o que não ocorreria se estivéssemos com 100% da capacidade. Isso deixou os professores muito mais aliviados, pois havia uma preocupação grande com a defasagem e em como resolver de forma efetiva e coerente essa situação”.
Para finalizar, Queiróz agradece a união entre Poder Público, pais e alunos na busca por avançar nas questões educacionais do município. “Tudo isso foi fruto de tomadas de decisões em conjunto: comitês, conselhos, equipe de governo, enfim, cada um se responsabilizando e decidindo em prol da comunidade, do município. O desafio ainda está no início, mas os primeiros passos foram dados e organizados de acordo com a nossa realidade. Lembrando que o aluno é a nossa joia rara, o nosso grande foco, mas temos que olhar também para os nossos colaboradores, os professores e funcionários. Através da união, metas e objetivos compartilhados, o resultado sempre será melhor, pois todos são parte importantes do processo.