18 AGO 2021
Macatuba realiza Conferência Municipal de Saúde
Objetivo é avaliar a situação de saúde municipal e propor diretrizes para elaboração do próximo Plano Municipal de Saúde
A Secretaria de Saúde e Bem-Estar de Macatuba realiza, entre os dias 23 de agosto e 24 de setembro, a 5ª Conferência Municipal de Saúde. O evento tem como objetivo avaliar a situação de saúde da população, a estrutura das redes de serviços e de atenção à saúde, os processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar e a formulação de diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde dos próximos quatro anos (2022-2025).
O tema central proposto para a 5ª Conferência Municipal de Saúde de Macatuba é fortalecer a atenção básica, propondo ações para serem inseridas no Plano Municipal de Saúde e implementadas no município, buscando uma saúde pública mais eficiente e focada na prevenção. Serão dois eixos trabalhados: acesso e acolhimento com qualidade - um desafio para o SUS (Sistema Único de Saúde); e garantia do financiamento, investimentos em recursos humanos e qualificação para o SUS.
O Poder Público tem adotado medidas para prevenção e contenção do novo coronavírus (Covid-19), respeitando as orientações para o distanciamento social e evitando aglomerações de pessoas. Por isso, em atendimento às determinações preconizadas e recomendações do Conselho Nacional de Saúde e Estadual de Saúde, a 5ª Conferência Municipal de Saúde será realizada de forma remota, garantindo a segurança dos munícipes.

ETAPAS

1 - Pré-conferência
O que é: momento em que o munícipe poderá aprovar, excluir, manter ou incluir (máximo quatro) propostas.
As propostas já prontas são resultado da consolidação do Plano Municipal de Saúde 2018_2021, Relatório Final da 4ª Conferência Municipal de Saúde – Macatuba/19 (propostas municipais) e Plano de Governo.
Quando: de 23 a 29 de agosto
Como participar: acessando o link “Propostas e Contribuir”, que será disponibilizado no site da Prefeitura.

2 – Conferência
O que é: neste momento, o participante poderá apenas aprovar ou excluir as propostas apresentadas na pré-conferência e consolidadas pela Comissão Organizadora.
Abertura: 13 de setembro, às 9h, com transmissão do Facebook da Prefeitura de Macatuba
Votação final das propostas: de 13 a 19 de setembro, através do link que será disponibilizado no site da prefeitura.

4 - Resultado
O que é: consolidação de todas as propostas aprovadas do 2º Relatório Síntese. Serão consideradas aprovadas as propostas que obtiverem a maioria dos votos (50% mais um) na opção aprovar.
Quando: 24 de setembro

Confira o regimento completo no link a seguir: https://bit.ly/3ss4fHu