17 JUN 2020
SAÚDE CONFIRMA MAIS 21 CASOS DE COVID 19 E PEDE COLABORAÇÃO DA POPULAÇÃO

O boletim epidemiológico do dia 16 de junho,  registrou mais 21 casos positivos de Covid-19 e a Secretaria de Saúde pede a colaboração da população no combate à doença. Neste mês de junho, entre os dias 1º e 16, foram confirmados 105 novos casos da doença. Neste mesmo período foram realizados 377 testes, sendo que 245 foram negativos. Outras27 pessoas aguardam o resultado. 78 pessoas estão curadas e 1 está internada.
O aumento no número de casos está relacionado a dois fatores: aumento na testagem e descumprimento das recomendações sanitárias, principalmente do uso de máscara e distanciamento social.
No período entre 18 de março e 30 de maio, a Secretaria de Saúde realizava os testes de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde que prevê a testagem dos casos graves (internados) e profissionais da Saúde com sintomas. Neste período foram aplicados 55 testes, sendo que 33 pessoas foram detectadas como positivo para Covid e outras 22, negativo.
A partir de 1º de junho, o Município passou a testar os pacientes isolados por síndrome gripal que ainda apresentam sintomas no 8º dia do surgimento das queixas. Além disso, aumentou a quantidade de testes para os profissionais de Saúde e também aos pacientes que chegam nas unidades de atendimento com quadro compatível com Covid-19, sempre por avaliação médica, ou nos postos de saúde ou no Pronto-Socorro da Santa Casa de Macatuba.
A Prefeitura de Macatuba está realizando várias ações para conter a disseminação do coronavírus como a adesão ao Pacto Regional que restringe várias atividades comerciais e desinfecção das ruas, além de ampliar o atendimento tanto no Pronto-Socorro com a contratação de mais médicos quanto nas unidades de saúde com atendimento noturno e aos sábados. Ações de orientação e conscientização já foi feito com todos os comerciantes e esta semana será realizada uma blitz junto aos moradores, que também estão recebendo as informações em casa por meio dos agentes comunitários de Saúde e folhetos.
Os 138 casos positivos registrados em Macatuba são dos seguintes bairros:
Altos -58 santa rita 31
Jardim Planalto - 29 casos
Jardim América - 14 casos
Jardim Bocayuva – 11 casos
Jd. Sonho Meu - 02 caso
Jardim Esperança – 02 casos
Macatuba 7 – 04 casos
Santa Rita - 08 casos
Jd. Europa – 19 casos
Jardim Capri - 08 casos
Centro - 19 casos