O prefeito Marcos Olivatto aguarda que a Câmara de Vereadores aprove o projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a contrair um financiamento junto a Caixa Econômica Federal, por meio do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento ? FINISA, no valor de até R$ 2 milhões para a construção de um Poço Tubular Profundo na região dos Altos da Cidade, na mesma área onde está instalado o Reservatório 1, que tem capacidade para armazenar 1 milhão de litros de água. O projeto deu entrada na Casa de Leis no final de novembro do ano passado e a expectativa é que seja aprovado pelos vereadores na sessão desta semana que marca o início dos trabalhos legislativos de 2020.
Garantir segurança no abastecimento de água para a região dos Altos da Cidade é a principal preocupação da Administração, já que atualmente toda água consumida naquela região da cidade é produzida na parte central e precisa de uma estação elevatória para que a água seja bombeada até o Reservatório 1. Esta prática promove um gasto elevado de energia elétrica para que a água percorra uma distância de cerca de 4 quilômetros por meio de adutoras, causando muitas vezes o desabastecimento quando algum problema é detectado.
A região dos Altos da Cidade é formada pelo Jardim Bocayuva, América, Sonho Meu, Esperança, Planalto, Santa Felicidade, Viver Bem e os novos bairros Jardim Santo Antônio e Vila do Saber que juntos vão entregar 339 casas populares até meados deste ano.
O novo poço não vai precisar de bombeamento e o abastecimento será por gravidade. Ou seja, parte do financiamento será pago com a economia na conta de energia elétrica. A estação elevatória será utilizada em casos de problemas na rede, o que vai garantir uma segurança no abastecimento para todos os moradores dos Altos da Cidade.
A Caixa Econômica Federal já fez o estudo da capacidade de pagamento do referido empréstimo, que tem juros subsidiados, já que é um programa do Governo Federal destinado a melhorias no setor de saneamento.