A Prefeitura de Macatuba inicia na próxima segunda-feira, dia 22de abril, o Curso de Capacitação Básica que segue até a sexta-feira 26. São 860 trabalhadores macatubenses que estão tendo a oportunidade de se prepararem para o mercado de trabalho, mais especificamente para as obras de expansão da Lwarcel/Bracell que já iniciou o serviço de terraplanagem e tem previsão de começar as obras civis no segundo semestre deste ano. Com investimento na casa de R$ 7 bilhões, o projeto de expansão deve ser concluído até o final de 2021 e empregará 7,5 mil trabalhadores no pico da obra com uma média de 3,5 mil pessoas no canteiro de obras.
?É importante que as pessoas que se inscreveram para o curso frequentem as aulas. O curso é rápido, de 20h, apenas uma semana, mas vai capacitar os trabalhadores para uma obra muito grande. Só para se ter uma ideia, este é o maior investimento privado no Estado em 20 anos. A Bracell Celulose é uma multinacional e para se conseguir uma vaga é preciso ter qualificação. A Prefeitura está pagando o curso para 860 pessoas que estão tendo esta oportunidade sem ter que desembolsar nenhum centavo, por isso, todos precisam aproveitar?, enfatizou o prefeito Marcos Olivatto.
O curso será ministrado pela empresa Braseg Treinamento, de Lençóis Paulista, vencedora do processo licitatório. Um técnico da Lwarcel/Bracel fará uma palestra sobre a empresa na terça-feira 23 para as duas turmas. Todos os alunos vão receber uma apostila e o certificado de conclusão. O curso não é garantia de emprego na obra, mas é um diferencial para os trabalhadores de Macatuba.
A coordenadora do CEMP ?Pedrina de Toledo Cesar?, Maria Isabel Natali, explica que no ato da inscrição os candidatos foram orientados sobre o dia e horário do curso que será ministrado no Teatro Municipal ?Renata Lycia dos Santos Ludovico?. ?Nós teremos duas turmas de 430 pessoas, que é a capacidade do teatro para que todos fiquem sentados e bem acomodados para aproveitarem o curso. De manhã, o horário é das 8h às 12h e à noite, das 18h às 22h. É importante que o pessoal chegue com um pouco de antecedência porque precisam assinar a lista de presença?, orienta.
O curso integra uma série de ações da Administração Municipal para capacitar e dar condições para que os moradores que tenham interesse em ingressar no mercado de trabalho ou de se aprimorar profissionalmente para trabalhar tanto na ampliação da empresa de celulose quanto em outras empresa da região, bem como no setor florestal.
A capacitação tem duração de 20h e vai abordar os temas: noções de higiene e segurança do trabalho, educação ambiental, ética e cidadania e orientação profissional. Ao concluir o curso o participante receberá um certificado que será visto como um diferencial nos critérios de contratação adotados pela Lwarcel/RGE. Para garantir o certificado é preciso de 100% de presença.