A Prefeitura de Macatuba realiza na próxima segunda-feira, dia 19 de novembro, Dia da Bandeira, o Cerimonial de Incineração de Bandeiras Inservíveis. O evento terá início às 10 horas, na Praça Santo Antônio. ?Nós retomamos o cerimonial no ano passado e este ano vamos ter a Marinha como comandante desta cerimônia que é muito bonita e resgata os valores cívicos. Convido a toda população para participar?, convida o prefeito Marcos Olivatto.
O Cerimonial de Incineração das Bandeiras Inservíveis foi realizado ininterruptamente entre os anos de 2007 e 2012 em Macatuba. O evento foi retomado pela atual Administração em 2017 e integra o Plano Municipal de Turismo. Dois projetos de lei tramitam para que Macatuba seja reconhecida como Capital Nacional do Patriotismo também em âmbito federal e estadual, já que uma lei municipal de 2008 outorgou este título para o município. Na Câmara dos Deputados o projeto de lei foi apresentado pelo deputado federal Ricardo Izar. Já na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) o projeto de lei foi assinado pelo deputado João Caramez.
Neste ano, o Cerimonial será realizado sob o comando da Marinha do Brasil com a presença das outras duas Forças Armadas - Exército e Aeronáutica, e também da Polícia Militar.
O Cerimonial de Incineração de Bandeiras Inservíveis tem início às 10h no coreto da Praça Santo Antônio. Estará em exposição as bandeiras do Brasil desde o Império até os dias atuais, bem como a de todos os estados brasileiros. Também está programada a celebração de um culto ecumênico antes do início do cerimonial.
Pouco antes do meio-dia, a Marinha do Brasil assume o comando do evento e inicia o cerimonial com hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e do Município, execução dos Nacional e do Município. Em formação, as Forças Armadas vão acompanhar a incineração.