Foi realizado na manhã do dia 19 de novembro, dia da bandeira, o Cerimonial das Bandeiras Inservíveis, na quadra da escola municipal ?Odila Galli Lista? com a participação de representantes das Forças Armadas do Brasil ? Exército, Aeronáutica e Marinha, que foi a responsável pela cerimônia. O evento seria na Praça Santo Antônio, mas por conta da chuva precisou ser transferido.
O prefeito Marcos Olivatto, o vice-prefeito Amauri Bornello, a vereadora Silvia Pedroso, secretários de governos, equipe escolar, alunos e convidados participaram do evento que este ano contou com a realização de um culto ecumênico ministrado pelo pastor Antônio Carlos Cabral, da 1ª Igreja Batista de Macatuba, e pelo ministro de Eucaristia da Igreja Católica, Donizete Martins. Representantes de outras igrejas evangélicas foram convidados, mas alegaram compromissos e não puderam comparecer.
?Eu quero agradecer as Forças Armadas do Brasil pela presença em nosso cerimonial, à vereadora Silvia Pedroso que está representando o Poder Legislativo, a equipe escolar e aos alunos que deram um show cantando os hinos da Bandeira e do Brasil. Nós retomamos e cerimonial no ano passado e hoje ele integra o Plano Municipal de Turismo porque entendo que resgatar o civismo e o amor à Pátria é uma necessidade em nosso País?, disse o prefeito Marcos Olivatto.
A secretária de Cultura, Lara Cardos Mariano Pereira, responsável pelo Cerimonial, agradeceu o apoio de toda equipe de governo e também da escola ?Odila Galli Lista?. ?Nós tínhamos uma programação, mas a chuva fez com que precisássemos mudar o lugar do evento. Foi muito corrido, mas o empenho de toda equipe, principalmente do pessoal do Almoxarifado e as meninas que garantiram o almoço dos militares, fez com que o resultado fosse muito bom. Quero agradecer também ao José Cezar Artioli que nos emprestou o sino para a cerimônia. Obrigado a todos e ano que vem tem mais?, finalizou.
O Cerimonial de Incineração das Bandeiras Inservíveis foi realizado ininterruptamente entre os anos de 2007 e 2012 em Macatuba. O evento foi retomado pela atual Administração em 2017 e integra o Plano Municipal de Turismo. Dois projetos de lei tramitam para que Macatuba seja reconhecida como Capital Nacional do Patriotismo também em âmbito federal e estadual, já que uma lei municipal de 2008 outorgou este título para o município. Na Câmara dos Deputados o projeto de lei foi apresentado pelo deputado federal Ricardo Izar. Já na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) o projeto de lei foi assinado pelo deputado João Caramez.
Neste ano, o Cerimonial foi realizado sob o comando da Marinha do Brasil, Capitânia Fluvial Tietê-Paraná de Barra Bonita, com a presença das outras duas Forças Armadas - Exército e Aeronáutica, e também da Polícia Militar.