A Secretaria de Esportes de Macatuba já iniciou o processo de reformulação das escolinhas esportivas que tem como objetivo atender crianças de 8 a 16 anos de todos os bairros da cidade e montar times para disputa de campeonatos regionais.
Para o prefeito Marcos Olivatto investir no esporte é investir na educação e ajudar na formação de cidadãos de bem. ?Tem gente que critica o investimento no esporte, mas é preciso entender que temos que acolher as nossas crianças e adolescentes no horário que não estão na escola. O esporte forma pessoas de bem, responsáveis, respeitadoras e que entendem a importância da socialização e do cumprimento das regras. Quem gosta de esporte vai treinar, quem prefere o campo das artes, temos muitas outras atividades sendo oferecidas. Eu acredito que temos que investir nas pessoas, que são o nosso bem maior?, disse o prefeito.
?Nós estamos mexendo na equipe. O professor Roberto Chiaratto assumiu a coordenação de esportes com a missão de aumentar o número de crianças e adolescentes nas escolinhas e também melhorar a qualidade técnica de nossas equipes. O basquete, por exemplo, não conseguiu formar times para que pudéssemos representar Macatuba nos campeonatos regionais?, disse o secretário de Esporte, José Gino Pereira Neto, o Zezo.
A gestão do esporte em Macatuba é feita pela OSAAS Santo Antonio e custa mais de R$ 300 mil ao ano para o município com a contratação de professores e pessoal de apoio. ?Eu tenho a função de cobrar a carga horária que o professor faz e também os resultados?, acrescentou Zezo.
O futebol de salão está oferecendo escolinha nas categorias do sub 8 aos sub 16 e categoria livre para homens e mulheres. As aulas serão no Ginásio de Esportes ?Brasílio Artioli? e no CART ?Dr. João Carlos Hueb?. ?No futebol de salão vamos participar de um campeonato com cinco cidades, Macatuba, Lençóis Paulista, Borebi, Agudos e Pratânia?, anunciou Zezo.
As escolinhas de futebol de campo serão disponibilizadas no Centro de Lazer do Trabalhador e no Centro Esportivo ?Celso Monteiro, o Nenzão? do sub 8 ao sub 16 e categoria livre para homens.
Já o futebol society, do sub 8 ao sub 16 e categoria livre para homens, vai ter sua escolinha funcionando no Nenzão já que o local ganhou um campo sintético, inaugurado em dezembro do ano passado.
A escolinha de basquete também será direcionada para crianças e adolescentes do sub 8 até o sub 16 e na categoria livre para homens e mulheres. O novo técnico está sendo contratado.
Além das escolinhas, a Secretaria de Esportes vai aprimorar as aulas de ginástica e também os treinos do vôlei adaptado para os idosos com mais de 50 anos. A reformulação das atividades também inclui maior incentivo para o futebol amador da cidade.
As inscrições podem ser feitas pelos pais ou responsáveis na Secretaria de Esportes, que fica no Centro de Lazer, e também nos demais locais de treino. A divulgação dos horários e dias de treinamento será feita em breve, após visita as escolas e levantamento da demanda.