Os servidores municipais que atuam no atendimento de urgência e emergência passaram este final de semana em treinamento intensivo. Motoristas, técnicos de enfermagem, enfermeiras e voluntários nas equipes de resgate passaram por capacitação comandada pelo bombeiro Hamilton Paulo Vier, da empresa FH Treinamentos de Bauru.
O encontro foi realizado no sábado e domingo, dias 23 e 24 de setembro, na escola municipal Odila Galli Lista. ?Nós vamos capacitar para o atendimento em duas frentes: suporte básico de vida e primeiro suporte ao trauma?, explicou o bombeiro Hamilton.
No sábado, o treinamento foi focado em aulas teóricas e práticas sobre crise convulsiva, desengasgamento e massagem cardíaca. No domingo, o foco foi acidentes de trânsito e fraturas.
Os servidores que passaram pela capacitação dizem que o curso foi muito bom. ?Foi um curso bem abrangente e muito válido. Eu tinha feito um de primeiros socorros, mas este foi mais completo. Aprendemos técnicas mais avançadas para imobilização e trauma e também como fazer o atendimento em um caso de infarto. Gostei muito?, contou o motorista Amadeu Raimundo.
Para a secretária de Saúde, Elaine Bino, a capacitação é importante porque o primeiro atendimento pode salvar a vida de uma pessoa. ?Um dos nossos objetivos é manter a equipe atualizada e homogeneizar as condutas na urgência e emergência. É necessário estruturar cada vez mais esses atendimentos e realiza-los com muita precisão. O trabalho desses profissionais é de extrema importância para a população?, finalizou.