O projeto ?A Hora do Conto?, que conta com o apoio da Ascana (Associação dos Plantadores de Cana do Médio Tietê), teve seu lançamento nesta manhã de quinta-feira na escola municipal Waldomiro Fantini e contou com a presença do vice-prefeito Amauri Bornello, do diretor de Relações Institucionais da Ascana, Pedro Luís Lorenzetti, do sócio da Tecnocana, Sérgio Artioli, do gerente da Associação, Élio Pires de Camargo, da secretária de Educação, Gilcelene Chiari Artioli, convidados e da equipe escolar.
O projeto ?A Hora do Conto? é desenvolvido pela atriz, diretora, professora e contadora de histórias Leda Fernandes que há 15 anos trabalha com esta atividade. ?Este é um projeto muito importante porque possibilita que as crianças entrem em contato com o mundo das histórias e da literatura e isso leva ao desenvolvimento do mundo cognitivo preparando-as para um futuro melhor?, destacou o vice-prefeito Amauri Bornello.
O contrato foi assinado no final de agosto e as sessões de leitura começaram nesta quinta-feira 14 com uma boa notícia. O Grupo Lwart está doando um livro infantil para cada criança que participa do projeto. ?Nós ficamos sabendo hoje que a Leda conseguiu esta parceria com a Lwart e é muito bom porque as crianças estão ouvindo uma história e quando chegam em casa além de contar a história que ouviram garantem uma boa leitura para os pais e irmãos?, destacou a secretária de Educação.
?A Hora do Conto? vai ser realizada em todas as escolas municipais e creches. Como faltam pouco mais de três meses para o término do ano letivo, Leda Fernandes fez um calendário que prioriza o ensino infantil (de 3 a 5 anos) e os alunos dos quintos anos já que no ano que vem não estarão mais na rede municipal. No ano que vem, atende toda a Rede Municipal.
Neste mês, o trabalho será desenvolvido na escola Waldomiro Fantini e na creche Santo Antonio. No mês que vem a contação de história chega ao Caic Cristo Rei, tanto na escola quanto na creche. Em novembro, serão atendidas as crianças da escola Padre José Corsini e da creche Desidério Minetto. Para dezembro, o projeto ?A Hora do Conto? chega aos alunos dos quintos anos das três escolas municipais.
O objetivo principal deste projeto é despertar as crianças para o mundo da leitura, da fantasia. Quando a criança ouve ou lê uma história e é capaz de comentar, indagar, duvidar ou discutir sobre ela, realiza uma interação verbal e adquire conhecimentos para o confrontamento de ideias e de pensamentos.