O Conselho Municipal Direitos da Criança e Adolescente touxe para Macatuba o Grupo SóArte com a peça ?Vim ver Maria? que tem como objetivo debater o abuso e a exploração sexual infantil, tema de mobilização neste mês de maio. A apresentação aconteceu no Teatro Municipal Renata Lycia dos Santos Ludovico, dias 3 e 4 de maio, tendo como público os alunos das escolas municipais, com idade entre 6 e 10 anos.
A psicóloga e presidente do Conselho Municipal Direitos da Criança e Adolescente, Fernanda Lazari Costa e Souza, falou da importância de levar a informação para que as crianças saibam reconhecer o que é o abuso e a exploração sexual infantil. ?Esta peça traz de forma lúdica a história de Maria que sofre abuso sexual dentro de casa, causado pelo tio. Precisamos fazer com que a criança reconheça esta prática e a proposta é fazer isso com humor e de maneira direta?, explica.
Todos os alunos do 1º ao 5º ano das escolas municipais Odila Galli Lista, Waldomiro Fantini e Caic Cristo Rei irão ter a oportunidade de assistirem a peça. O mês também reserva outras ações de acordo com cronograma elaborado pelo Conselho.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes é 18 de maio, mas a durante todo mês as secretarias de Assistência Social ( CRAS, Proteção Social Especial), Saúde, Cultura e outras organizações sociais do Município também irão realizar atividades como palestras, grupos de conversa e distribuição de material educativo.