A Prefeitura de Macatuba vai integrar o Comitê da Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré. A decisão foi tomada na sexta-feira, 10 de março, em reunião que elegeu presidente o prefeito de Pederneiras, Vicente Minguili. O prefeito de Macatuba, Marcos Olivatto, foi eleito membro titular da diretoria.
O encontro realizado no auditório da Fatec, em Jaú, também escolheu como vice-presidente o professor da Fatec, Jozrael Henriques Rezende, e na secretaria-executiva, Érica Rodrigues Tognetti. O encontro também serviu para definir os representantes das seguintes câmaras técnicas: Planejamento e Gestão, Recursos Naturais, Saneamento, Água Subterrânea e Educação Ambiental. O secretário de Saneamento e Meio Ambiente, Eleandro de Andrade, e o coordenador de Meio Ambiente, Antonio Carlos Perucci, representam o município nas câmaras técnicas de Saneamento e de Educação Ambiental.
O comitê é formado por 34 municípios e setores da sociedade civil. Algumas das atribuições do órgão são planejar e gerir recursos hídricos, elaborar planos e preparar relatórios de recursos hídricos.
O órgão também tem a função de priorizar os recursos advindos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e da cobrança pelo uso da água.