Acabar com as filas de madrugada nos postos de saúde é mais uma das promessas de campanha do prefeito Marcos Olivatto que está sendo cumprida. Das quatro unidades de PSF (Programa Saúde da Família), três já atendem os usuários com consultas agendadas: USF Planalto, USF Bocaiúva e desde hoje, segunda-feira 13, a USF Central. Na USF Santa Rita o agendamento começará em breve.
?Eu moro ao lado do posto de saúde central e sempre me incomodou as pessoas precisarem ficar na fila de madrugada, às vezes com chuva, vento. Foi a primeira coisa que pedi para a secretária de Saúde: acabar com as filas. E estamos caminhando para isso?, disse o prefeito.
Na USF Central, as consulta agendadas começaram a ser atendidas nesta segunda-feira. Um médico clínico geral vai atender com agendamento e o outro com demanda espontânea. O agendamento será feito no dia anterior a consulta a partir das 14h. A unidade também alterou o horário de atendimento de curativos, injeções, retirada de pontos, dentre outros procedimentos que agora são realizados de manhã e à tarde. O Papanicolau é feito toda quarta-feira à tarde. Para as mulheres que trabalham, o exame é oferecido na primeira quarta-feira do mês das 17h às 20. Não é preciso agendar.
Pioneiro no agendamento de consultas, a USF do Jardim Planalto atende praticamente todos os usuários com consultadas agendadas com dia e hora marcada para três especialidades: clínico geral, pediatra e ginecologista/obstetra. ?Apesar do agendamento, deixamos algumas vagas para o dia em caso de necessidade?, diz a secretária de Saúde, Elaine Cristina Bino de Souza.
?Eu acho muito bom o agendamento. Estou grávida de quatro meses e facilita muito já que não preciso acordar cedo para marcar consulta. Eles buscam até os exames?, conta Débora da Silva. Outra usuária da USF do Planalto que também agendou consulta foi Celina Martins Pereira da Silva. ?Eu vim fazer uma consulta ginecológica e marquei tem uma semana. O bom que não precisa pegar fila?, diz. Nesta unidade, o agendamento é feito de um dia para outro, durante todo o horário de expediente.
A USF Bocaiuva iniciou o agendamento na última semana de janeiro e o resultado está sendo bem avaliado pelos usuários. ?Eu estou com um problema no olho e quero um encaminhamento. Ficou muito bom não ter que pegar fila?, disse o idoso Antonio Luiz da Silva. Para Pamela de Oliveira Pessoa a mudança proporcionou que ela conseguisse mostra um exame que está pronto há dois meses. ?Eu trabalho e fica difícil perder dia e muitas vezes nem conseguir consultar. Até fiquei surpresa quando vim saber que dia tinha médico e sai com a consulta agendada. Para mim facilitou muito?, analisou.