19 MAI 2023
Em parceria com a Bracell, Macatuba recebe o Congresso Juvenil
Pela primeira vez no município, evento é gratuito e voltado para jovens de 13 a 18 anos. Ao todo, serão dois dias em que os jovens refletirão sobre o tema: “Cadê meu futuro?”. Inscrições seguem até o dia 26 de maio
Macatuba inicia o mês de junho, data em que o município celebra 123 anos, com um evento gratuito voltado para jovens e adolescentes. Nos dias 03 e 04 de junho, a cidade receberá pela primeira vez, o evento Congresso Juvenil, um dos principais projetos capitaneados pelo Instituto LideraJovem. Com o apoio da Prefeitura Municipal de Macatuba e patrocínio da Bracell, o evento é totalmente gratuito, voltado a jovens com idade entre 13 e 18 anos residentes na cidade e acontecerá na escola CAIC – Cristo Rei. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário disponível no site do Instituto LideraJovem (www.liderajovem.org) no período de 15 a 26 de maio. Vale citar que menores de idade necessitam da devida autorização dos pais ou responsáveis, conforme orientações no cadastro online.
Durante os dois dias de evento, o congresso trará para debate o tema “Cadê meu futuro?”, uma oportunidade para que os jovens reflitam e visualizem possibilidades de mudanças para seu futuro, ampliando a visão de mundo e tornando-se mais conscientes para realizarem boas escolhas.
Na programação constam palestras, atividades interativas, dinâmicas, trabalhos em equipe e reflexões. Haverá também alguns temas que serão debatidos pelos jovens e conduzidos pelos facilitadores, como: drogas, educação, meio ambiente, violência, redes sociais, sexualidade, mercado de trabalho, saúde e cidadania.
“O Congresso é um momento em que os jovens vão focar neles. Com o apoio dos facilitadores eles terão a oportunidade de refletirem sobre seu futuro, criando estratégias para a concretização dos seus sonhos, afinal o futuro começa agora!”, comentou Carla Branco, superintendente do Instituto LideraJovem.
O Instituto LideraJovem é uma OSC (Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos) que fica localizado em Lençóis Paulista e, por meio de seus projetos envolvendo jovens e adolescentes, já impactou mais de 27 mil pessoas ao longo de 20 anos.

A gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell, Mouana Sioufi, ressalta que a empresa realiza seus investimentos sociais baseados em pilares orientadores, que são: educação, empreendedorismo e bem-estar social. “Entendemos que o Congresso tem tudo a ver está diretamente relacionado com educação. Acreditamos que, por meio da educação, é possível transformar realidades. Esperamos que os jovens aproveitem essa oportunidade”.
Com possibilidades para os jovens de todo município, o prefeito municipal Anderson Ferreira reforçou a oportunidade do evento para a juventude. "A gente recebe com muita alegria a realização do Congresso Juvenil, que tem na sua essência aquilo que a gente também acredita: o protagonismo do jovem. E isso está ligado a assumir responsabilidades sobre o futuro da comunidade. Por isso, despertar no jovem esse protagonismo certamente contribui com o desenvolvimento da nossa cidade para melhorar a perspectiva de futuro de todos nós".

Congresso Juvenil “Cadê meu futuro?”
Inscrições online: de 15 a 26 de maio pelo site www.liderajovem.org
Data do congresso: 03 e 04 de junho
Local: escola CAIC - Cristo Rei
O evento é gratuito. Vagas limitadas