13 ABR 2023
Prefeitura de Macatuba age e anuncia seguranças em escolas municipais
Reuniões com pais, Polícia Militar e Polícia Civil também definem ações para garantir a tranquilidade de toda a comunidade escolar
A Prefeitura de Macatuba prepara e já realiza uma série de ações com o objetivo de melhorar de dar mais tranquilidade a pais, alunos e colaboradores das escolas e creches do município. E uma delas é a contratação de seguranças, que deve ocorrer já nos próximos dias através de licitação, ampliação da Atividade Delegada ou convocação de concursos públicos já realizados.
“Estamos analisando a maneira mais ágil e eficaz de fazer essa contratação, junto com nosso departamento jurídico, a fim de fazer acontecer o que temos debatido em reuniões. Aliás, de nada adianta nós falarmos e não concretizarmos, principalmente em um momento como estes, no qual todos estamos ansiosos e com os nervos à flor da pele. Ou pior: criarmos expectativas apenas para nos aproveitar de uma tragédia como a que aconteceu em Blumenau (SC). No caso dos seguranças especificamente, a contratação vai acontecer e faltam apenas detalhes para que a ação seja colocada em prática”, lembra o prefeito de Macatuba, Anderson Ferreira.
O trabalho vem sendo feito há dias e será colocado em prática. Porém, Anderson faz um alerta quanto ás fake news. “Há listas e datas sendo compartilhadas nas redes sociais e no WhatsApp que não condizem com a realidade, segundo as autoridades policiais. É necessário cautela, comprometimento e atenção para lidar com essa situação, afinal, o pânico e a publicidade em cima disso só pioram a situação”, finaliza o prefeito.

MAIS AÇÕES CONCRETAS
Na segunda-feira (10), uma comitiva formada pelos secretários de Controladoria e Transparência, Agnaldo Paixão, e de Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano, Serviços e Zeladoria, Armando Soares, além da Eliana Teixeira, representando a fiscalização de postura do município, esteve no 4º Batalhão da Polícia Militar de Bauru para questionar a segurança nas escolas através da solicitação de um parecer a respeito do assunto, que deve ser entregue em breve.
Professores e colaboradores da Rede Municipal de Ensino também estão participando de um curso de primeiros socorros, em casos extremos, que abordam engasgamentos, quedas, desmaios, cortes, fraturas, entre outras situações que podem ocorrer no ambiente escolar. Outra ação é a realização de reuniões com os pais das escolas e creches, nos dias 13, 14 e 17, no Teatro Municipal Renata Lycia dos Santos Ludovico. O objetivo: dar transparência total à situação.
“Temos trabalhado o tema segurança nas escolas com cautela, eficiência, atenção total e de maneira intersetorial. A educação precisa da Prefeitura como um todo, do estado, de toda a comunidade. E é assim que caminhamos para frente, unidos e fazendo acontecer, sem se apegar à individualidade e pensando como um todo. Quero aproveitar para agradecer a todos que têm contribuído com esse trabalho e me coloco à disposição para discutirmos o assunto, que é de interesse de todos”, completa Adriano Queiróz.