10 AGO 2022
Macatuba inicia Censo Arbóreo digital
Objetivo é mapear a arborização urbana das vias públicas do município e, a partir daí, promover políticas públicas para garantir segurança aos munícipes e sustentabilidade
Oito bolsistas do Programa Bolsa Trabalho, do Governo do Estado de São Paulo, já percorrem as ruas de Macatuba para a realização do Censo Arbóreo. O objetivo é mapear a arborização urbana das vias públicas do município e conhecer a fundo as espécies de árvores em calçadas para, desta maneira, detectar problemas de doenças e de conflitos, como por exemplo, danos ao passeio público e conflitos com fiações.
“Também será possível verificar áreas carentes de arborização. Todos esses dados e outros mais que serão coletados ajudarão a aprimorar o Plano de Arborização Urbana e o trabalho de planejamento de manejo a curto, médio e longo prazo. Outro benefício é que o Censo Arbóreo será uma importante ferramenta para que possamos melhorar a nossa pontuação no Programa Município Verde Azul”, lembra o coordenador de Sustentabilidade e Agricultura de Macatuba, Antonio Carlos Perucci.
O trabalho preparatório começou no dia 19 de julho e está na fase de coleta de dados. “Quero aqui destacar a dedicação dos oito bolsistas do Bolsa Trabalho, que são responsáveis por esta coleta de dados. Desde o início eles se mostraram empenhados em fazer o projeto dar certo. Agora, é seguir em frente para que possamos atingir os nossos objetivos”, finaliza Perucci. A previsão é de que o Censo Arbóreo de Macatuba esteja finalizado até o final deste ano.

Tudo digital

O Censo Arbóreo é realizado de maneira totalmente digital. Os bolsistas coletam os dados e imagens e lançam em um aplicativo de celular. A partir daí os dados migram quase de forma simultânea a uma planilha e a uma tela, onde os gestores poderão, a partir dos dados, planejar as ações de manejo.
As bolsistas foram treinadas de forma teórica e prática para serem capazes de identificar as espécies de árvores e os possíveis problemas de conflito ou doenças visíveis (presença de cupins, galhos secos, lesões etc).
A SEDECON (Desenvolvimento Econômico, Inovação e Sustentabilidade) de Macatuba, conforme o andamento dos trabalhos, irá realizar apresentações parciais dos resultados. Importante salientar que todo trabalho será acompanhado e validado por profissional técnico habilitado.