30 JUL 2022
Praça da Cidadania levará lazer e serviços públicos à região do Sonho Meu
Foto Noticia Principal Grande
Duas quadras da Rua Dr. João Carlos Hueb receberão obras da Prefeitura de Macatuba; trabalho no local já começou
Imóvel do antigo CAPS, quadra de areia e Lixo Rico serão reformados; construção de arena de basquete 3 e implantação de horta comunitária completam o projeto
A região do bairro Sonho Meu, em Macatuba, terá um espaço que vai mudar para melhor o dia a dia dos cidadãos que ali moram e que, por conta da distância, tem dificuldades de acesso a alguns serviços e a atividades de lazer. Através de um recurso estadual e de investimentos próprios, a Prefeitura de Macatuba vai construir a Praça da Cidadania, que vai dar novo aproveitamento ao imóvel do antigo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e outras duas quadras na Rua Dr. João Carlos Hueb.
O projeto contempla uma reforma completa no antigo CAPS, onde serão realizadas atividades culturais e esportivas. No local, ainda serão ofertados outros serviços públicos, tais como cursos de capacitação, atendimento do Procon, biblioteca, Fundo Social de Solidariedade e Sebrae, por exemplo, de forma a atender em formato de plantão a população do entorno. Em anexo, será construída uma área coberta de 200 metros quadrados para ampliar as atividades de convivência e fortalecimento de vínculos dos projetos sociais do município.
Do outro lado da Rua Dr. João Carlos Hueb, mais obras. Uma horta comunitária dará às pessoas carentes da região a oportunidade de cultivar o seu próprio alimento e uma arena de basquete 3 será construída para os amantes do esporte, que ainda poderão desfrutar de aparelhos de calistenia (exercícios ao ar livre). Enquanto isso, a quadra de areia será totalmente reformada e a Praça “Fabiana da Conceição” ganhará um playground para as crianças. Por fim, o espaço onde fica localizado o Lixo Rico será murado como forma de melhorar a segurança de quem depende do material reciclável para sobreviver. Ao todo, são mais de 9 mil metros quadrados de área construída/reformada/revitalizada.
“A nossa ideia com a Praça da Cidadania é ampliar o trabalho que já vem sendo feito, de forma a levar as ações do governo para o coração de uma região do município que sempre teve dificuldades de acesso à cultura, ao esporte e outros serviços públicos por conta da sua localização, afastada do centro. Daí a ideia de dar à população o que ela merece, já que todos somos um. Todos somos Macatuba”, lembra o prefeito de Macatuba, Anderson Ferreira, que ainda completa. “O objetivo da nossa administração é eliminar situações que possam excluir qualquer bairro das atividades desenvolvidas pela Prefeitura de Macatuba. E a Praça da Cidadania é o primeiro passo para que isso ocorra”.
As obras da Praça da Cidadania estão em fase de elaboração do projeto, com as secretarias municipais definindo quais serviços poderão ser ofertados de forma itinerante. Enquanto isso, equipes da Sedurb (Secretaria de Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano, Serviços e Zeladoria) já estão no local para realizar limpeza e preparar as áreas para as obras, que devem começar já na primeira quinzena de agosto.