22 NOV 2021
Lançamento de programa Desenvolve Macatuba reúne autoridades políticas e empresariais
Conjunto de ações tem como objetivo qualificar mão de obra, atrair novos empreendimentos e gerar emprego e renda
Autoridades políticas federais, estaduais e municipais, empreendedores e representantes de empresas de toda a região estiveram presentes no lançamento do Desenvolve Macatuba, um conjunto de ações que tem como objetivo qualificar mão de obra, atrair novos empreendimentos e gerar emprego e renda. O evento aconteceu no Teatro Municipal Renata Lycia dos Santos Ludovico na sexta-feira (19) e foi transmitido ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de Macatuba.
“O balanço da apresentação do Desenvolve Macatuba foi mais que positivo. Recebemos elogios de praticamente todas as autoridades políticas e empresariais que estiveram presentes, principalmente no sentido de que o nosso município merecia ser visto da maneira como é: com grande potencial econômico e aberto à inovação. E esse pensamento vai ao encontro do que temos pregado desde o início da nossa administração. Temos que acreditar em nossa gente, aproveitar o momento de destaque da nossa região e fazer acontecer”, destaca o prefeito de Macatuba, Anderson Ferreira, que ainda completa. “O Desenvolve Macatuba é um programa ousado para colocar Macatuba no radar dos investimentos. E é enfrentando este desafio, com toda a nossa equipe, que vamos transformar o programa em realidade”.
Entre as ações do Desenvolve Macatuba, destaque para a alteração da política de desenvolvimento, aprovada pela Câmara de Vereadores no começo do ano e que já facilita a instalação de novos investimentos. São incentivos fiscais aos empresários individuais, sociedades empresárias e condomínios e loteamentos empresariais que tenham por objetivo a instalação, ampliação ou continuidade no município, com projetos considerados de excepcional interesse em relação ao desenvolvimento econômico e social da cidade, promoção de atividades sustentáveis, geração de emprego e renda.
A chegada do Sebrae Aqui, posto avançado do Sebrae, também é vista com bons olhos pela administração, principalmente no preparo dos micro e pequenos empresários para que os mesmos possam obter as condições necessárias para crescer e acompanhar o ritmo de uma economia competitiva. Na gama de produtos oferecidos pelo Sebrae-SP, destaque para cursos, seminários, consultorias e assistência técnica para pequenos negócios de todos os setores. O posto físico será inaugurado até o final deste ano, no Centro de Serviços Administrativos de Macatuba (Rua Nove de Julho, nº 13-56). Além disso, durante a cerimônia, o diretor regional do Sebrae, Wilson Nishimura, anunciou que Macatuba receberá o programa Jovens Empreendedores - Primeiros Passos, a custo zero para o município.
Outra mudança sensível está ligada ao CEMP (Centro Municipal Profissionalizante), que passará a se chamar Escola do Futuro, um espaço voltado ao Ensino Profissionalizante. Professores qualificados e parcerias com instituições de renome, como SENAI, Centro Paula Souza, Espaço 4.0 e Univesp, fazem com que os estudantes estejam prontos para encarar os desafios do mercado de trabalho. Além da capacitação técnica, a Escola do Futuro também tem como missão desenvolver competências comportamentais para ampliar a empregabilidade dos alunos.
Mais um objetivo que faz parte do programa Desenvolve Macatuba é ampliar a infraestrutura urbana para destravar o crescimento de novos empreendimentos imobiliários, com a construção do poço profundo na região do Jardim Bocayuva e um novo reservatório no Macatuba VII, medidas que também contaram com o apoio da Câmara de Vereadores.
O asfaltamento de vias, por meio do programa Nossa Rua do Governo do Estado de São Paulo, soma quase R$ 5 mi de melhorias em trechos estratégicos para melhorar o fluxo do trânsito e melhorar a qualidade de vida da população.

Ações do Desenvolve Macatuba
- Criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Sustentabilidade;
- Nova política de desenvolvimento, aprovada pela Câmara de Vereadores no começo do ano;
- Chegada do Sebrae Aqui;
- Implantação da Escola do Futuro, antigo CEMP;
- Implantação do Espaço 4.0, convênio com o Governo Federal;
- Implantação da Área Digital, espaço de coworking para incubar negócios na área de inovação e tecnologia;
- Criação da Feira na Praça, na Praça Central da cidade;
- Recuperação de cerca de 90km de estradas rurais, com mais 6km anunciado durante o evento pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo;
- Reabertura da Casa do Artesão;
- Criação do Conselho de Desenvolvimento;
- Criação de hotsite com todos os produtos e serviços voltados ao desenvolvimento;
- Abertura de licitação para construção de novo poço na região do Jardim Bocayuva;
- Parceria com a CPFL para o projeto Arborização + Segura;
- Plano de retomada de áreas no Distrito Industrial e disponibilização de novos lotes para viabilizar novas concessões;
- Investimento de quase R$ 5 milhões, em parceria com o Governo do Estado, para asfaltar ruas ainda não pavimentadas;
- Desafetação de mais de 13 mil m² de áreas públicas para incorporação ao distrito industrial e posterior disponibilização para novas empresas;
- Concessão de áreas para ampliação das empresas Sbaraglini & Ugucioni e Otace, ambas do setor alimentício;
- Nova legislação de contrapartidas para novos loteamentos, flexibilizando a instalação do serviço de coleta e tratamento de esgoto;
- Lei da Liberdade Econômica;
- Lei para criação de zonas de desenvolvimento, inovação e tecnologia a serem organizadas na forma de ambiente regulatório experimental;
- Lei para possibilitar a implantação de dispositivos 5G no município;
- Formalização de parceria com a Digital Innovation One para oferta de cursos gratuitos de programação.

22/11/2021
Apresentação do programa Desenvolve Macatuba