16 NOV 2021
Prefeitura de Macatuba lança programa de desenvolvimento no dia 19
Conjunto de ações tem como objetivo qualificar mão de obra, atrair novos empreendimentos e gerar emprego e renda
A Prefeitura de Macatuba realiza na sexta-feira (19), a partir das 19h, no Teatro Municipal Renata Lycia dos Santos Ludovico, o lançamento do programa Desenvolve Macatuba, um conjunto de ações que tem como objetivo qualificar mão de obra, atrair novos empreendimentos e gerar emprego e renda.
“O nosso município está localizado no centro do estado de São Paulo. Possuímos acesso à hidrovia Tietê-Paraná e a importantes rodovias e ferrovias. Nossos recursos naturais contemplam o solo com maior produtividade do estado, acesso a recursos hídricos, por meio do próprio rio Tietê e do Aquífero Guarany, e disponibilidade de gás natural e radiação solar o ano todo. Sem contar que a nossa região vive um momento ímpar quando o assunto é economia, mesmo com a crise causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O que faltava era o Poder Público assumir a liderança para transformar todo este potencial em crescimento. Faltava, na verdade, porque agora não falta mais”, garante o prefeito de Macatuba, Anderson Ferreira.
Entre as ações do Desenvolve Macatuba, destaque para a alteração da política de desenvolvimento, aprovada pela Câmara de Vereadores no começo do ano e que já facilita a instalação de novos investimentos. São incentivos fiscais aos empresários individuais, sociedades empresárias e condomínios e loteamentos empresariais que tenham por objetivo a instalação, ampliação ou continuidade no município, com projetos considerados de excepcional interesse em relação ao desenvolvimento econômico e social da cidade, promoção de atividades sustentáveis, geração de emprego e renda. “Todos os vereadores têm se empenhado na busca de novas empresas para Macatuba. A aprovação da política de desenvolvimento com incentivos faz parte desse processo em busca de novas oportunidades de emprego com a vinda de novas empresas, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico do nosso município”, ressaltou Júlio Saes, presidente da Câmara de Macatuba.
A chegada do Sebrae Aqui, posto avançado do Sebrae, também é vista com bons olhos pela administração, principalmente no preparo dos micro e pequenos empresários para que os mesmos possam obter as condições necessárias para crescer e acompanhar o ritmo de uma economia competitiva. Na gama de produtos oferecidos pelo Sebrae-SP, destaque para cursos, seminários, consultorias e assistência técnica para pequenos negócios de todos os setores. O posto físico será inaugurado no dia 23 de novembro, no Centro de Serviços Administrativos de Macatuba (Rua Nove de Julho, nº 13-56).
Outra mudança sensível está ligada ao CEMP (Centro Municipal Profissionalizante), que passará a se chamar Escola do Futuro, um espaço voltado ao Ensino Profissionalizante. Professores qualificados e parcerias com instituições de renome, como SENAI, Centro Paula Souza, Espaço 4.0 e Univesp, fazem com que os estudantes estejam prontos para encarar os desafios do mercado de trabalho. Além da capacitação técnica, a Escola do Futuro também tem como missão desenvolver competências comportamentais.
“Crescer com estabilidade e segurança certamente é o desejo de todo empreendedor, e é isso que Macatuba tem a oferecer. Preparamos para evoluir junto com aqueles que têm visão de futuro e acreditam no trabalho. Aqui, na paz e bons ares do interior, agora, também respiramos desenvolvimento, com oportunidades em todos os setores da economia. Nós, enquanto Poder Público e cidadãos, devemos acreditar em nosso município. E é isso que temos feito, com os pés no chão e também visão de futuro”, completa Anderson Ferreira.

Novo poço profundo vai destravar empreendimentos imobiliários
Outra ação que faz parte do programa Desenvolve Macatuba é a construção do poço profundo na região do Jardim Bocayuva, medida que também contou com o apoio da Câmara de Vereadores através da aprovação do projeto de lei que autoriza a obra. A construção deste poço e de mais um reservatório no bairro Macatuba 7 se mostra uma solução para garantir a segurança no abastecimento, além de destravar o crescimento urbano, já que a liberação de vários empreendimentos imobiliários está paralisada por causa da limitação do atual sistema.
Outro ponto importante deste processo é o trabalho em conjunto entre Prefeitura e a Câmara. Antes de encaminharmos os projetos de lei, apresentamos aos vereadores todos os detalhes e isso facilitou o entendimento para que as matérias fossem aprovadas.
As duas construções serão realizadas com recursos próprios municipais: o poço custará aos cofres públicos cerca de R$ 2,9 milhões e o reservatório R$ 1,4 milhão. Após a licitação, que já está em andamento na Prefeitura de Macatuba, as obras já devem iniciar.

Ações do Desenvolve Macatuba
- Criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Sustentabilidade;
- Nova política de desenvolvimento, aprovada pela Câmara de Vereadores no começo do ano;
- Chegada do Sebrae Aqui;
- Implantação da Escola do Futuro, antigo CEMP;
- Implantação do Espaço 4.0, convênio com o Governo Federal;
- Implantação da Área Digital, espaço para compartilhar recursos de escritório;
- Criação da Feira na Praça, na Praça Central da cidade;
- Criação do Conselho de Desenvolvimento;
- Criação de hotsite com todos os produtos e serviços voltados ao desenvolvimento;
- Abertura de licitação para construção de novo poço na região do Jardim Bocayuva;
- Parceria com a CPFL para o projeto Arborização + Segura;
- Plano de retomada de áreas no Distrito Industrial e disponibilização de novos lotes para viabilizar novas concessões.
- Investimento de quase R$ 5 milhões, em parceria com o Governo do Estado, para asfaltar ruas ainda não pavimentadas.