04 AGO 2021
Espaço Modelo de Sustentabilidade: pelo bem do meio ambiente
Centro de Serviços Administrativos conta com diversos itens que podem ser replicados em obras civis diversas
A construção civil é um dos grandes motores da economia. É tido como sinônimo de progresso e desenvolvimento. Contudo, se mal gerida, também pode ser uma fonte de produção de resíduos e de diversos danos ao meio ambiente.
Para isso é preciso que nossas construções, sejam elas residenciais, comerciais ou públicas, incorporem recursos que aproveitem os recursos naturais de forma sustentável, diminuindo seus impactos no meio ambiente tanto na construção quanto na ocupação e uso.
O Espaço Modelo de Sustentabilidade tem o objetivo de ser um recurso pedagógico no qual a sociedade pode se inspirar para incorporar os seus conceitos em outras obras. Em Macatuba, está localizado no Centro de Serviços Administrativos (Rua Nove de Julho, nº 13-56). Neste local, funciona o PROCON, Divisão de Tecnologia, Banco do Povo, Junta Militar e o setor de Apoio ao Desenvolvimento.
Ao todo são 12 itens de sustentabilidade. Conheça cada um deles, se inspire e replique em suas casas e estabelecimentos comerciais

1) USO DE LÂMPADAS DE LED
O uso de lâmpadas de LED é ambientalmente melhor. Como não possui filamentos metálicos, mercúrio ou substancias tóxicas na composição, a lâmpada de LED não emite poluentes ao meio ambiente e ainda pode ser reciclada. Além disto, seu funcionamento pode garantir até 80% de economia no consumo de energia.

2) TORNEIRAS COM TEMPORIZADORES; 3) AREJADOR NA TORNEIRA DA COZINHA; 4) USO DE CAIXA ACOPLADA/DOSADORES PARA DESCARGA NO BANHEIRO
A água é um recurso natural muito importante. Usar a água com sabedoria e racionalidade faz parte de qualquer construção sustentável. Também temos outros recursos para isso no prédio.

5) COLETA SELETIVA
Em um espaço sustentável deve-se pensar na destinação final dos resíduos que lá são produzidos pelos servidores e pelos usuários. Por isso, a coleta seletiva é muito importante e se faz presente.

6) USO DE SENSORES DE PRESENÇA
É um recurso muito prático para evitar o desperdício de energia elétrica. Seu funcionamento permite que a luz fique acesa somente quando alguém está no cômodo usado.

7) ILUMINAÇÃO NATURAL E VENTILAÇÃO CRUZADA
A maneira como os cômodos foram dispostos permite a ventilação e iluminação natural, diminuindo o uso de itens como ar-condicionado e luzes acessas sem necessidade.

8)  PINTURA COM CORES CLARAS
Também permite a iluminação natural, com a economia de luzes acesas.

9) QUINTAL PERMEÁVEL; 10) CALÇADA ECOLÓGICA
São recursos que permitem a infiltração da água da chuva novamente do solo. Com o avanço da cidade, ocorre a impermeabilização do solo. As consequências são enxurradas e a não recarga do nosso lençol freático. Nossas construções podem contribuir de maneira muito importante para isso.

11) BICICLETÁRIO; 12) RECURSOS DE ACESSIBILIDADE
Para ser sustentável, um prédio tem que ser inclusivo. Recursos de acessibilidade permitem que idosos, cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção utilizem o espaço com autonomia.
Um espaço sustentável também deve permitir o acesso por diversos modais de transporte e incentivar os meios de transporte de baixo impacto. O bicicletário neste espaço ajuda neste sentido.