08 ABR 2021
Bacia do Rio Lençóis completa 5 anos sem inundações
Novo presidente do Comitê, Anderson Ferreira quer dar continuidade ao trabalho com o objetivo de encontrar o equilíbrio que a sustentabilidade exige

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Lençóis por meio de sua Câmara Técnica divulga os resultados do Procedimento Padrão de Monitoramento Climático e Ambiental – PPMCA, empregado desde 2017 na bacia do rio Lençóis para contingenciamento de períodos críticos de cheias.

O período de monitoramento foi estabelecido entre 28 de dezembro de 2020 e 31 de março de 2021, período de maior criticidade nos municípios da área da bacia do rio Lençóis. Foi empregado sistema de amortecimentos de cheias por rebaixamento de 14 represas em 3 municípios, sendo utilizadas como piscinões de contenções, além de monitoramentos prévios de chuvas e drenagens do rio Lençóis por sistemas de telemetria via satélite. O período mais crítico registrado foi entre os dias 14 e 18 de janeiro de 2021, quando foi acionado o sistema de segurança contra cheias e foi necessário executar o procedimento de laminação hidráulica com o auxílio das telemetrias instaladas ao longo da bacia hidrográfica. A eficiência dos procedimentos empregados ficou em 67%, acima do período anterior de 2019/20, que esteve em 66%, em razão do aumento dos números de piscinões de contenções.

Para o presidente da Câmara Técnica do CBH-RL, engenheiro José Otávio Cella Junior, que é diretor de agricultura e meio ambiente de São Manuel, o sistema de segurança ambiental contra cheias vem se demonstrando muito eficiente e extremamente necessário no controle de cheias nos municípios da área da bacia do rio Lençóis. “A Câmara Técnica do CBH-RL deve se reunir em breve para discutir e alterar o nível de segurança ambiental da bacia do rio Lençóis, que passou por obras prioritárias relevantes”, destaca Júnior Cella.

Para o prefeito de Macatuba e presidente do CBH-RL, Anderson Ferreira, estas ações precisam ser mantidas e cada vez mais aprimoradas. “O trabalho vem sendo muito bem desenvolvido pelo comitê, tanto que há cinco anos não temos problemas de inundação na bacia. Devemos e vamos seguir essa linha de ações com o objetivo de encontrar o equilíbrio que a sustentabilidade nos exige”, finaliza o presidente do Comitê.

Crédito da foto: Wagner José Gonçalves