Em Macatuba, a Secretaria de Assistência Social e o CRAS oferecem um espaço que utiliza das brincadeiras para fins educacionais e sociais: a ?Casa de Brinquedos?. Cerca de 70 crianças, de 3 a 11 anos, já participaram das atividades oferecidas no espaço. ?As crianças que frequentam a Casa de Brinquedos são acompanhadas de perto por profissionais de psicologia e de serviço social. Primeiro elas participam das brincadeiras educativas propostas pela equipe, como, por exemplo, os jogos educativos, a construção de brinquedos por meio de recicláveis e pinturas. Depois elas têm um tempo livre para brincar à vontade com jogos e outros tipos de brinquedos adequados para cada faixa etária?, explica Juliana Crema, psicóloga responsável pela Casa de Brinquedos. As crianças que estiverem inscritas na Casa de Brinquedos poderão frequentar três vezes por semana e passarão duas horas no local. Cada turma frequenta o espaço por seis meses para que mais crianças possam ter acesso ao atendimento oferecido. Juliana explica que para que os profissionais possam dar maior atenção às atividades desenvolvidas com a garotada, são montadas turmas pequenas, com apenas seis ou sete crianças cada uma.
Durante as brincadeiras, os profissionais também fazem o acompanhamento das crianças, e se perceberem algum problema, orientam os pais para que procurem os serviços do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). ?Se percebemos que a família precisa de alguma orientação específica com relação às crianças, nós providenciamos o encaminhamento para o CRAS. A ideia é trabalhar não só pelo desenvolvimento infantil, mas para que haja um ambiente familiar sadio para as crianças?, afirma.
Para se inscrever: os pais interessados em inscrever os filhos para a próxima turma devem procurar o CRAS de Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e 13h às 16h30. A prioridade no atendimento são as crianças vindas de famílias que recebem algum benefício assistencial, como por exemplo o Bolsa Família.
Serviço: a Casa de Brinquedos fica na Rua 7 de Setembro, 441, perto da rodoviária. Outras informações no CRAS, pelo telefone 3298-1047/ 99627-1653