O combate a disseminação do coronavírus em Macatuba está sendo feito por meio de várias ações integradas e com o envolvimento da Administração, Santa Casa, empresas, voluntariado e comunidade nas frentes de prevenção, controle e tratamento.
?Estamos unindo esforços para combater esta pandemia. As decisões não são fáceis, sei que não agrada a todos, mas tenho que ter coragem, discernimento e priorizar a saúde dos macatubenses. Entendo a dificuldade dos comerciantes que estão com as portas fechadas, mas neste momento temos que fazer o que as autoridades sanitárias e o Governo do Estado estão orientando. Tenho fé que vamos passar por este desafio sem perder nenhuma vida e para isso peço o apoio de todos os macatubenses?, disse o prefeito Marcos Olivatto.
Os decretos municipais que suspenderam aulas, cultos e missas, fecharam comércios, dentre outras medidas seguem a mesma linha do governador João Dória e dos prefeitos da região de Bauru. O comércio considerado não essencial que são bares, restaurantes, lojas, casa de material de construção, dentre outros devem ficar fechados até o dia 6 de abril, mas está liberada a entrega em domicílio ou retirada.
A parceria da Prefeitura de Macatuba com algumas empresas do Município está garantindo a distribuição de álcool 70% e a confecção de máscaras e aventais para uso das equipes de saúde, da Santa Casa e do Recanto dos Velhinhos. ?Temos uma parceria muito boa com os empresários da cidade e toda vez que precisamos eles estendem a mão. E não foi diferente desta vez. Estamos abastecendo a rede de saúde com máscaras e esta semana até socorremos as cidades vizinhas de Lençóis e Pederneiras. Solidariedade é isto, um ajuda o outro nesta corrente do bem para controlar esta pandemia?, explicou o prefeito.
A confecção de máscaras e aventais está sendo feita no CEMP ?Pedrina de Toledo Cesar? sob o comando da primeira-dama Idilene Giglioli Olivatto, que preside o Fundo Social de Solidariedade. Já foram entregues 4.400 máscaras e 190 aventais para os profissionais de saúde. Nesta ação estão presentes as empresas Nova Jeans, Gomes e Garcia, Azulão Supermercados, Empório dos Tecidos e Lions Clube de Macatuba. A doação de álcool a 70% vem das empresas locais Zilor e Buckminster Química.
Outra ação importante é a desinfecção de várias ruas da cidade nos pontos onde há mais fluxo de veículos e de pessoas. A solução de água e hipoclorito de sódio está sendo aplicada nas vias públicas para limpeza e desinfecção de maneira rotineira nas proximidades dos postos de saúde, bancos e Santa Casa. O trabalho teve início no dia 26 de março de 2020 e será rotineiro, sempre à noite.
?Esta é mais uma ação que estamos desenvolvendo para conter a disseminação do coronavírus em Macatuba e mais uma vez peço a colaboração da população evitar que transitem pelos locais de aplicação. Estamos fazendo o possível para conter esta pandemia, mas preciso da colaboração de todos os moradores, principalmente que os idosos e as crianças fiquem em casa e só saiam em caso de extrema necessidade?, disse o prefeito Marcos Olivatto.
Além das ações de prevenção e controle do coronavírus, a Prefeitura e a Santa Casa de Macatuba já alinharam como será feito o atendimento para as pessoas que precisarem de atendimento no Pronto-Socorro ou que porventura precisarem ficar internadas.
?Nós contratamos uma tenda que está instalada na frente do Pronto-Socorro e que está sendo usada para a triagem das consultas. A ideia é que os casos de gripe e tosse fiquem separados dos demais. A Santa Casa já preparou os quartos e capacitou a equipe médica e de enfermagem para o atendimento. Pedi para comprar respirador e aparelho de gasometria para melhorar as condições de atendimento. Vamos torcer para que não tenhamos casos graves, mas temos que estar preparados para acolher, se necessário for?, finalizou Marcos Olivatto.