O prefeito de Macatuba, Marcos Olivatto, emitiu o decreto 3886/2020 que determina as ações de enfrentamento e combate a pandemia do novo coronavírus e cria o comitê de gerenciamento de crise.
?Nós estamos preocupados com esta doença que está se alastrando e vamos seguir as recomendações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. Serão dias difíceis em que vamos ter que mudar a nossa rotina, redobrar os cuidados com a higiene e, principalmente, ficar em casa. Estamos tomando todas as medidas necessárias e a partir da semana que vem alguns serviços estarão suspensos, principalmente os que atendem as crianças e os idosos?, comentou o prefeito.
As decisões foram tomadas após reuniões com os secretários de governo, técnicos da área de saúde e da Santa Casa e também com a participação da Câmara de Vereadores. As decisões estão alinhadas com o decreto estadual 64.862/2020 e com o Ministério Público do Estado de São Paulo.
As aulas na Rede Municipal de Ensino e nas creches estão suspensas a partir da segunda-feira, dia 23 de março. O CEMP ?Pedrina de Toledo Cesar? também tem as aulas paralisadas a partir da próxima semana.
Todas as atividades e projetos das secretarias de Cultura, Esporte e Assistência Social já foram suspensos esta semana já que atendem na sua maioria crianças e idosos.
A Rede Municipal de Saúde já está capacitada para o atendimento de casos suspeitos e todo o efetivo foi convocado, inclusive os servidores que estão em férias. O agendamento de consultas médicas para outros municípios e a confirmação das viagens estão sendo feitos por telefone.
O atendimento no Pronto-Socorro terá reforço médico nos finais de semana de acordo com a necessidade.
Os servidores que integram os grupos de risco vão trabalhar em casa. Os serviços administrativos terão jornada e atendimento reduzidos de acordo com a especificidade de cada secretaria. Os serviços essenciais serão mantidos.
As informações sobre como evitar p contágio e as formas de prevenção serão divulgadas pelos meios eletrônicos, radio, vídeos e com o reforço dos agentes comunitários de saúde que vão entregar os folhetos orientativos em todas as residências.
Difundir as informações sobre o coronavírus por meios digitais, rádio e vídeo. Distribuição de folheto orientativo sobre a doença por meio das equipes de Saúde da Família, escolas e instituições públicas e privadas.
O comitê de gerenciamento de crise para o enfrentamento do coronavírus é formado: prefeito Marcos Olivatto, Chefe de Gabinete, Pedro Francisco Martins, Secretário de Administração e Finanças, José Carlos Ferreira de Souza, Secretário de Negócios Jurídicos, Clodoaldo Roberto Galli, Secretária da Saúde, Elaine Bino, Secretária de Educação, Gilcelene Chiari Artioli, Secretária de Assistência Social, Emília Carla Damasceno e Souza, e Secretário de Obras e Vias Públicas, Bruno Sasso Cardozo.