O Pelotão da Polícia Militar de Macatuba recebeu esta semana uma nova viatura para ser utilizada no patrulhamento do Município. O equipamento foi solicitado pelo prefeito Marcos Olivatto junto do Governo do Estado, no mês de setembro. Na audiência com o Secretário de Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos, o prefeito solicitou também aumento no efetivo e o Programa Detecta. Na ocasião, o prefeito estava acompanhado do vereador Tião da Laranja.
?Eu estive na Secretaria de Segurança junto com o Tião pedindo esta viatura para melhorar ainda mais o trabalho da Polícia Militar no Município. Solicitamos também o Detecta, que vai entrar em operação este mês, já que na semana que vem vamos para São Paulo em uma reunião de trabalho e treinamento deste serviço. A segurança pública é uma das bases do meu governo e estamos avançamos. O convênio da Atividade Delegada já foi encaminhado e sai em breve e a emissão do RG só depende da liberação do link?, disse o prefeito Marcos Olivatto.
O Programa Detecta faz o rastreamento do veículo quando passa pelo radar e detecta se tem registro de roubou ou furto e, automaticamente, esta informação é enviada para as viaturas mais próximas, o que agiliza a ação da Polícia Militar.
A Atividade Delegada é um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado em que os policiais em horário de folga podem prestar serviço ao município.
A volta da emissão do RG em Macatuba foi um trabalho intenso do Executivo e toda parte burocrática está finalizada. O serviço vai funcionar no prédio do Detran, que já recebeu adequações, e aguarda apenas a liberação do link pelo IRGD, órgão responsável pela emissão do documento.
O efetivo da Polícia Militar de Macatuba é composto por 12 policiais e duas viaturas. ?Recebemos hoje (11/2) esta viatura nova e agora temos dois veículos novos para o patrulhamento da cidade. Nosso efetivo é de 12 policiais e agradeço ao prefeito pelo apoio que temos recebido. A Prefeitura está fazendo as adequações na Base da PM para que atender as necessidades da nossa PM Feminina. Nesta questão, Macatuaba está um passo à frente?, falou o comandante da Polícia Militar de Macatuba.
Nesta semana, o governador João Dória entregou 1.820 novas viaturas para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de São Paulo. Neste ano de 2019 foram compradas 3.708 novas viaturas, a maior aquisição já feita na história, no período, segundo o Governo de São Paulo.