A eleição dos novos conselheiros tutelares de Macatuba será realizada no dia 6 de outubro no Teatro Municipal ?Renata Lycia dos Santos Ludovico?, das 8h às 17h. Podem votar todos os eleitores aptos no Município. Estão na disputa 15 candidatos. Serão eleitos os cinco mais votados. Outros cinco ficam como suplentes.
O conselheiro tutelar tem a função de garantir os direitos da criança e do adolescente na família, na escola, no trabalho, enfim em todos os segmentos da sociedade, garantindo proteção e a aplicação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
A eleição ocorre simultaneamente em todo o Brasil e vai eleger os conselheiros para um mandato de 4 anos ? 2020 a 2024. Antes da eleição, todos os municípios realizaram os processos seletivos com checagem de documentos, ficha criminal, comprovação de experiência no trato com crianças e adolescentes e aplicação de provas práticas e escritas.
Em Macatuba, 15 pessoas estão aptas a concorrer para o cargo. Serão eleitos 5 conselheiros e mais 5 suplentes. Os candidatos são: Ricardo Oliva Fantini, Camila Dias da Silva, Suzana da Silva Berteli, Luziane Martins Generozo, Ana Maria Tavano, Viviane Ortis Agostino, Cleonice Pereira Campana, Giliane Valtiza Monte, Pamela Domingues Fantini, Luciana Tesser Pronunciatti, Bruna Belasco, Julliany Gonçalves Cruzeiro, Dalzira do Rosário Santos, Ana Paula Lima, Reinaldo Dias França.