Nesta quarta-feira, 26 de junho, foi realizada a cerimônia de encerramento do Programa Jovem Aprendiz Ascana, em Macatuba, no Salão Nobre do Paço Municipal ?Treze de Junho? com a formatura de 21 jovens.
A solenidade contou com a presença do diretor de Relações Institucionais da Ascana, Pedro Luís Lorenzetti, do prefeito Marcos Olivatto, do vice-prefeito Amauri Bornello, do presidente da Câmara, Júlio César Saes, do vereador Fabrício Gino Pereira, da representante da Zilor, Gabriela Zucari de Andrade, diretores, associados e convidados.
O Programa Jovem Aprendiz da Ascana foca na cultura da cana-de-açúcar e é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Ascana, FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), SENAR, Sindicato Rural de Lençóis Paulista e Ministério Público do Trabalho e contou com o apoio da Prefeitura de Macatuba.
Os21alunos que integram a quarta turma do programa que este ano se realiza em Lençóis Paulista também participaram do evento e foram apresentados. O projeto teve início em 2016 em Lençóis Paulista. Em 2017 foi realizado em Pederneiras e em 2018 em Macatuba.
O diretor de Relações Institucionais da Ascana, Pedro Luís Lorenzetti, falou da importância do Programa Jovem Aprendiz e do orgulho de todos os associados de poder formar jovens para o mercado de trabalho, para o setor sucroenergético e para a vida, formar jovens que tenham respeito com seus colegas com o meio ambiente e com a legislação. ?Eu quero agradecer a Prefeitura de Macatuba na pessoa do prefeito Marcos Olivatto, que cedeu o Centro Municipal Profissionalizante para as aulas teóricas, a equipe que participou direta ou indiretamente deste projeto, agradecer aos professores e a empresa Terra Verde. Hoje estamos formando uma turma e iniciando outra e as palavras da oradora Glaucia nos emocionou e indicou que estamos no caminho certo porque além de reconhecer a importância do curso que estamos oferecendo deixou transparecer o quanto esta turma aprendeu e evoluiu em todos os aspectos?.
O prefeito Marcos Olivatto cumprimentou a todos os presentes e em especial os alunos formandos. ?Eu estive lá no CEMP algumas vezes e acompanhei o curso que teve até simulador da colhedeira de cana e tenho certeza que vai abrir muitas portas no mercado de trabalho. Quero agradecer a Ascana pela parceria com a cidade, temos o curso de robótica, que é pioneiro na região, nos ajudou com a conservação de estradas e por conta do temporal que assolou Macatuba o pessoal da cana ajudou muito. Obrigado por confiarem no nosso trabalho?, agradeceu o prefeito.
O diretor da Ascana, Luiz Carlos Dalben, cumprimentou os jovens que estavam se formando e também a nova turma de Lençóis Paulista que está iniciando o treinamento e os associados parceiros que patrocinaram os jovens. ?Durante a execução do Hino Nacional, nós cantamos ?o Brasil é gigante pela própria natureza?, mas eu quero dizer que nós precisamos ser ?gigantes? profissional e moralmente. Estamos vivendo uma transição no País, um governo que merece nosso respeito e apoio, e acreditamos que quanto mais conhecimento os jovens tiverem, quanto mais se engrandecerem, poderão fazer com que nosso País se desenvolva. Vocês plantaram uma sementinha e irão colher os frutos, mas não se esqueçam de que esta é apenas a primeira sementinha profissional que vocês estão recebendo e os frutos serão melhores para aqueles que conseguiram aprender mais?, disse.
O Programa Jovem Aprendiz tem duração de um ano e carga horária de 960 horas, com aulas práticas e teóricas e aborda temas que vão de cidadania até atividades específicas do setor. Os jovens selecionados têm entre 18 e 24 anos.
Em Macatuba, as aulas teóricas foram ministradas no CEMP ?Pedrina de Toledo César? por meio de uma parceria com a Prefeitura de Macatuba. Já as aulas práticas foram realizadas nas empresas dos associados que ficam no Município.