Hoje, 13 de junho, no Teatro Municipal ?Renata Lycia dos Santos Ludovico? será lançado o projeto do livro ?Macatuba na trilha dos desbravadores - seu povo, sua fé e sua história? que vai contar a história dos 120 anos de Macatuba, que serão completados no ano que vem, data do lançamento do livro.
?O livro vai registrar a história de um povoado que surgiu por ser o lugar escolhido por tropeiros para descansar das longas viagens porque tinha água de qualidade em abundância, porque sua terra era fértil e os rios e matas garantiam a alimentação para os viajantes e que 120 anos depois se consolidou como um Município produtor de cana-de-açúcar, celulose, indústrias têxtil e química,? conta Lara Cardoso Mariano Pereira que integra a equipe do projeto.
O projeto do livro ?Macatuba na trilha dos desbravadores? foi aprovado pelo PROAC, programa de incentivo cultural do governo do Estado onde as empresas podem destinar uma parte do ICMS a ser pago para o projeto, e neste momento busca o apoio de empresas parceiras.
O grupo é formado por Lara Cardoso Mariano Pereira, Conceição Giglioli Carpanezi, Logan Humberto Caversan, Edson Fernandes, Matheus Galli Nacli, Anerly Brega e Guilherme Ramos Parreira que representa a Origem Produções, empresa com expertise na captação e elaboração de projetos por meio de leis de incentivo fiscal. Em Macatuba, a Origem é responsável pelos projetos ?Era uma vez Brasil...?, em parceira com a Lwart, e o Iandê, em parceria com a Zilor.
O projeto tem o apoio da Prefeitura e Câmara de Vereadores, da Paróquia de Santo Antônio e do Cartório de Registro Civil que já deram autorização para a pesquisa em documentos e fotos antigas. ?Mas para que o projeto retrate todos os espectros da sociedade nestes 120 anos é importante a colaboração das famílias macatubenses nos enviando suas histórias, fotos e depoimentos. Contamos com todos para realizar este importante trabalho e registrar a história de nossa cidade?, convida Lara Cardoso. Curta a página e participe: https://www.facebook.com/macatuba120anos/