O Conselho Municipal de Saúde de Macatuba e a Secretaria de Saúde realizaram na tarde de ontem, 11 de abril, a Conferência Municipal de Saúde que teve como tema ?Democracia e Saúde? e discutiu três eixos temáticos: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento adequado e suficiente para o SUS.
O encontro teve como palestrante Mozart Marciano, que é gestor em saúde pública, e que falou sobre o funcionamento e operacionalização do SUS (Sistema Único de Saúde). O vice-prefeito Amauri Bornello participou da conferência representando o prefeito Marcos Olivatto. A secretária de Saúde, Elaine Bino, e a presidente do Conselho de Saúde, Fabiana Silva, conduziram os trabalhos que contou com a presença de 50 pessoas representantes da comunidade, trabalhadores da saúde, da educação, do social e de entidades sociais. A Diretoria Regional de Saúde de Bauru estava representada articuladora de Atenção Básica, Ana Alice Batista.
?As conferências municipais são uma ferramenta de exercício democrático e abertas a toda população onde vai se discutir o que está certo, errado e o que se gostaria de mudar. É o momento da discussão que será proveitosa para a população. As conferências são realizadas em nível municipal, regional, estadual e nacional. A participação da sociedade é importante porque na democracia o poder emana do povo, mas o poder não vem isento de responsabilidade?, explicou o palestrante Mozart Marciano.
O vice-prefeito Amauri Bornello disse que a conferência é realizada a cada quatro anos que foi muito produtiva e com boas propostas. ?A conferência municipal resultou em formulação de propostas para melhorar ainda mais a nossa rede municipal de saúde. Tivemos a participação da sociedade, mas podia ter tido uma participação maior da comunidade, dos usuários. Mas fiquei feliz com o resultado geral?, comentou.