Macatuba confirma segundo caso de dengue
A Secretaria de Saúde de Macatuba confirmou mais um caso de dengue esta semana. Os dois casos foram registrados no Jardim Bela Vista. O primeiro caso é considerado importado e o segundo autóctone, ou seja, contraído no Município. Outros cinco suspeitos aguardam resultado do exame, sendo 2 moradores do Bela Vista, 1 do Panorama, 1 do Planalto e 1 do Centro.
?É importante que os moradores façam sua parte e acabem com os criadouros do mosquito Aedes aegypt porque estamos com um índice larvário muito alto. É preciso que todos se conscientizem para que não tenhamos um surto da doença?, orienta a secretária de Saúde, Elaine Bino. O mosquito Aedes aegypti é transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Várias ações estão sendo realizadas pela Secretaria de Saúde para combater o mosquito. Já foi feito um mutirão de limpeza, dedetização de escolas e prédios públicos e orientação aos moradores da importância de manter as casas e os quintais livres de recipientes que acumulam água.
Além do bloqueio que está sendo feito ao redor das residências dos casos confirmados e de suspeitos, também será intensificada a orientação aos moradores sobre o combate o risco de se contrair dengue, zika e chikungunya.
?A equipe de vetores está fazendo o bloqueio ao redor das residências, orientando quanto a possíveis criadouros e as equipes dos PSFs irão passar orientações nas escolas e creches municipais falando da importância de se acabar com os criadouros. Além disse, vai ser realizada a nebulização nas ruas para combater o mosquito adulto. Mas, ressaltando que é preciso acabar com as larvas do mosquito?, reitera a secretária de Saúde.
Veja como acabar como as larvas do mosquito:
Não deixe acumular água nos vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas, lixo a céu aberto, bandejas de ar-condicionado, poço de elevador, entre outros. O Aedes aegypti coloca seus ovos, preferencialmente, nas paredes de criadouros com água limpa e parada, bem próximo à superfície da água. Daí a importância de lavar, com escova ou palha de aço, as paredes dos recipientes que não podem ser eliminados, onde o ovo pode permanecer grudado.